Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Ligado ao mundo


Desde a última quinta-feira que tenho experimentado momentos absolutamente fantásticos ligado ao Xbox Live. Confesso que antes desta ligação nunca a vertente online me tivera facultado grande interesse, mesmo no campo do PC no qual fui jogador assíduo, mas sem grande iniciativa acabava agarrado à via tradicional do single play talvez por ser um processo simples, directo e perspectivado para as finalidades dos jogos que ia adquirindo. Em termos de consolas só mesmo através da Dreamcast e do seu parco modem de 33k consegui aceder ao online de certos jogos que já continham essa funcionalidade. Phantasy Star Online foi um dos primeiros que testei na linha analogica. O processo de conexão não era muito complicado e considere-se que o teclado disponibilizado pela Sega facilitava o constante teclar de letras e números naquela infinitude de espaços obrigatórios a preencher. Pior era o custo da ligação pois a linha analogica implica facturação ao minuto e só à noite ou ao fim-de-semana os custos abrandavam significativamente. Infelizmente para PSO já estava a aceder numa fase de decréscimo e menor euforia. Os servidores ainda registavam movimentações, mas era complicado encontrar portugueses e motivação para explorar a funcionalidade. De Jet Set Radio ainda viria a utilizar alguns conteúdos acedíveis pela rede, mas foi em F355 Challenge que encontrei divertimento adicional. Foi nas tabelas de tempos, nas quais havia sempre margem de progressão pois havia a possibilidade de fazer o descarregamento de tempos e voltas rápidas para o cartão de memória, visualizar posteriormente o replay para tentar fazer algo semelhante. Na altura senti algum fascínio no aproveitamento dessas funcionalidades, mas volvidos talvez uns 5 anos não é sequer possível estabelecer uma comparação se compreendermos quão grande foi a evolução, que também se sustentou progressivamente e teve adequados desenvolvimentos na Xbox, PS2 e outros sistemas de conexão e aproveitamento à rede



Mas agora que finalmente tenho uma ligação de banda larga junto à Xbox360 optei por activar o mês gratuito de ligação ao Live (que vem incluído no Premium pack) por forma a maximizar o tempo disponível e na verdade, vários dias após a ligação, só posso concluir que é um adicionamento fundamental e imprescindível na forma como posso usufruir as potencialidades dos jogos que globalmente se concebem tendo em vista o aproveitamento da ligação à rede. Isto, porém, não sem antes passar por algumas dificuldades na configuração da conexão à rede. A questão da definição dos IP's só foi ultrapassada com a indispensável e preciosa ajuda do forista do Insertcoin Skybastos. Por isso e mais uma vez reitero o agradecimento pela paciência que teve para aturar as minhas dúvidas através do msn. Felizmente tudo se resolveu e ultrapassados esses contratempos foi só rumar por um conjunto de passos de configuração da conta tendo em vista a tão badalada gamertag. Como certamente já verificaram, a minha gamertag pode ser consultada do lado direito do blogue na qual se inscrevem parâmetros como últimos jogos, pontuação global e grau de reputação do jogador . Para a transportar num site, blogue ou forum, só tive de efectuar um registo no portal nacional do Xbox Live - baseado no email que introduzi na criação da conta “Live” - para aceder aos meus dados e ao mesmo tempo ter à mercê um vasto catálogo de conteudos e visualizações. Nesse portal posso verificar quais os amigos que estão em contacto com a consola, os jogos que estão a desfrutar, a sua fase, termos comparativos, etc.



Assim quem pretender realizar alguma competição comigo ou com outra pessoa que disponha de uma gamertag só precisa de adicionar o nome inscrito na identificação. Através de um sistema simples e prático, de imediato estará em contacto para qualquer parte do país, do continente e do mundo para qualquer disputa videojogável. Mas nisto o que é verdadeiramente importante e até salutar é o divertimento, um certo companheirismo pela partilha de interesses similares e a boa disposição sempre inerente ao usufruto de um videojogo.
Tem sido essa a matriz que vem marcando os deadmatches organizados pelos foristas do Insertcoin para o jogo Gears of War e nos quais participei. Momentos inolvidáveis para o qual contribui um sistema muito eficaz e de simples acesso.
Para o próximo escrito tomarei em conta uma aproximação às funcionalidades do Live e feedback de jogos testados online como Gears of War e PGR3. Até lá.