Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sábado, julho 14, 2007

Influências do podcast 4 players - a génese da sua formação


Na base de qualquer projecto está sempre um ideal que é constituído a partir de influências de outros projectos e de uma certa conjugação com interesses próprios. É muito complicado iniciar um projecto novo, em bruto, sem que se tenha o mínimo de conexão e até de estrutura de outros projectos que partilhem o mesmo âmbito.O 4 players é um podcast e como tal predomina o diálogo e naturalmente a música, mas é fundamentalmente uma forma de comunicação através do som e da voz. O primeiro podcast que segui atentamente e me despertou o interesse para criar uma iniciativa similar foi o 4 color rebellion podcast, integrado num site/blogue britânico dedicado aos jogos Nintendo, que semanalmente fazia chegar um podcast com as notícias mais sonantes da Nintendo bem como a discussão de temas pertinentes. Uma grande valia do 4 color rebellion é a sua internacionalização que lhe permite ter correspondentes nos mais variados pontos do globo; desde o Japão, à Europa e aos EUA, passando pela América Latina. Desta miscigenação resultou um podcast com várias influências e contributos, mas a sua estrutura compunha-se de uma forma simples mas apelativa: secção notícias comentadas, notícias do Japão e uma mesa redonda aberta a mais elementos com temas entre videojogos e vida real. O último episódio deste podcast foi para o ar em Dezembro de 2006, mas podem ouvir por aqui um de Agosto de 2006 que me agarrou definitivamente.
4colorrebellion podcast
Outro podcast que descobri em Julho de 2006 e fui mantendo interesse nas edições seguintes, embora este seja bem profissional é o The Hot Spot. Seguindo uma linha corrente de podcasts norte-americanos como o 1up yours, entre outros, o The Hot Spot tem uma duração superior a uma hora e é representado por jornalistas dedicados do site Gamespot. Constituído fundamentalmente por notícias , mesas redondas e contactos com os jogos, também nele encontrei algumas influências. O que favorece estes podcasts profissionais é a presença de todos os elementos num estúdio permitindo com facilidade o escorrer de uma mesa redonda sem algumas chamadas de atenção. É óbvio que também há uma grande vantagem em permitir a cada um dos presentes, à vez, dar o seu assentimento sobre o assunto já que tem "x" tempo de antena sem interrupções. Todos esclarecem os seus pontos e acabam por o tempo equitativamente dividido. Há lugar a discordâncias e pontos de vista divergentes por vezes referidos mesmo na hora, potenciando o confronto de ideias, ainda que na sequência seja mais complicado apertar o que falta de notícias e temas no tempo restante. No último 4 players que gravámos lá excedemos um pouco o tempo para análise das notícias, tendo sobrado menos tempo para expectativas da E3.Por outro lado acho que um podcast não deve durar muito mais que uma hora de discussão. A menos que se abra uma parte extra (até gravada à parte), pouco mais de sessenta minutos são suficientes para manter o interesse de princípio ao fim. É igualmente tempo suficiente para alinhavar e ordenar os pontos mais importantes de discussão.

Mas também fui colher a alguns programas de rádios nacionais (nomeadamente a Antena 1) influências para o 4 players.
Um desses programas no qual vejo um bom modelo para discussão alargado a 4 pessoas é o Contraditório, no qual e de forma semanal são debatidos os temas mais importantes da política nacional. Não é sobre videojogos e poderão perguntar, então o que tem a ver?! Basicamente com a estrutura e forma como se desenrola. Neste caso apenas um elemento do grupo, o Carlos Magno, está nos estúdios da Antena 1 Porto, mas porque todos os elementos são bem perceptíveis por estarem integrados num estúdio rádio é mais fácil promover o diálogo, respostas e outras intervenções. Segue uma orientação simples, de análise ao que ficou da semana, num tempo até abaixo dos sessenta minutos. Uma dose suficiente e adequada que não desmotiva, daí o meu interesse em não puxar um podcast acima dos sessenta minutos.

A última edição do Contraditório pode ser seguida por aqui.

Outro programa que serviu de reflexão e influência, mesmo que agora sejam apenas dois elementos a participar, é o Alma Nostra, conduzido pelo Carlos Magno e o psicanalista Carlos Amaral Dias. A divergência maior em relação a outros programas é a redução de participantes a um diálogo entre duas pessoas. É um programa mais íntimo e pausado como se tratasse quase de uma ida ao psicólogo, até porque a premissa do programa radica na associação entre um jornalista que vê a realidade de uma forma objectiva e fria e um psicanalista que analisa os factores endógenos com resultados e explicações entre os elementos do sub-consciente. Aqui se comprova como é possível balizar vários temas, também da actualidade, entre dois intervenientes, e tal como no anterior programa numa duração inferior a sessenta minutos.

Alma Nostra de 30 de Junho

Estão aqui fundamentalmente as influências técnicas e de estrutura que me despertaram para o interesse na criação de um podcast dedicado aos videojogos, o 4 players, dentro área que continua a ser o meu hobbie favorito. Como tenho referido em ocasiões anteriores, estes programas gravados digitalmente estão em crescendo mais no estrangeiro do que por cá. No nosso país a tradição vai sendo tornar os programas de rádio mais flexíveis e acedíveis por intermédio da internet, já que em podcasts dedicados aos jogos, o 4 players é pioneiro. Também as rádios compreendem o poder da internet na difusão de conteúdo, tendo de modo progressivo adaptado os programas a descarregamento. Aliás o fenómeno e proliferação dos podcasts parte de uma tendência de aproximação à rádio, têm uma matriz comum, permitindo a qualquer pessoa criar o seu programa e emiti-lo a partir de um servidor dedicado.

1 Comments:

At 11:15 da tarde, Blogger Starfox said...

Tu envia-me isto como descrição do 1º Podcast ao Calvinho... :D

 

Enviar um comentário

<< Home