Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

terça-feira, julho 17, 2007

Pós E3

A feira internacional de videojogos E3 edição 2007 chegou ao fim. Durante praticamente uma semana as atenções focaram-se nas apresentações e conferências das três marcas dominantes no mercado: Sony, Microsoft e Nintendo e também nos anúncios e revelações das principais editoras mundiais. Por isso esta altura é escolhida para realização de balanços e conclusões. Nos escritos finais a jeito de remate tem sido consensual que esta E3 foi diferente de tudo quanto evidenciou noutros anos. Desde logo no número inferior de convidados e visitantes, este ano longe de propiciar filas de espera, sem aqueles fastidiosos grupos de pessoas compactadas à volta das áreas de demonstrações. Este ano o tempo de espera para jogar uma demo foi, em regra, dois minutos, muito longe dos pedaços de meia hora necessários em anos anteriores, até mesmo para as conferências não se registaram problemas. Mas nem só o aspecto do público, em menor quantidade, é suficiente para revelar uma E3 diferente. As editoras, com margens de tempo mais restritas no que respeita ao material a levar para a exposição terão optado por uma presença menos significativa, que lhes permite, em momentos posteriores através de outros certames de visibilidade internacional assegurar a apresentação ao público dos seus jogos em progressão. Daí a diminuição significativa e notória dos stands, agora com menos tv's e consolas. Há mesmo quem critique a ESA pela decisão de reduzir a dimensão do evento.É cada vez mais notório que a partir deste momento a E3 deixou de ser o evento aglutinador das principais revelações e anúncios, perdendo essa determinação a nível mundial para uma série de eventos que ocorrem ao longo do ano, bem mais compatíveis com o interesse das editoras por apresentarem as produções no tempo escolhido sem constrangimentos ou forcings. Basta ver o recente comunicado da Konami que aponta para Leipizg, no decurso da Games Convection, a apresentação do jogo Pro Evolution Soccer 2008. A Tokyo Game Show será também o palco para apresentação de uma demonstração de Metal Gear Solid 4, aquele que é um dos jogos mais esperados de 2008 e não obstante a subida ao palco de Kojima no decurso da conferência da Sony, os vídeos revelados não alcançaram significado maior quanto à percepção que já fora atingida no trailer difundido na E3 2006
O calendário mundial de eventos dedicados aos videojogos, seja na vertente comercial ou na parte destinada à formação e conceitos de criação obedece a uma sequência alinhada pelas editoras, produtoras e marcas, sendo que estas, já vêm marcando o próprio ritmo e momento oportuno para revelações aos consumidores.

*


Ontem à noite fiz para o site ENE3 uma análise ao jogo Calling all Cars para a PS3 (Playstation Network), publicada hoje no começo da tarde. Antes de começar a redigir passei pelo blogue do David Jaffe, naquele local que já não visitava há algum tempo, elucidativo de uma idiossincrasia vincada e refilona. Hoje respondeu a gosto à polémica gerada após declarações suas nas quais a Nintendo, nesta fase Nintendogs e Brain Age não entra na sua malga. Fase a expensas do Miyamoto? Vão lá ler.