Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

terça-feira, abril 04, 2006

Os Dias de Criswell

Fevereiro

10 (6ªFeira) - As distribuidoras enviam com frequência e-mails com as listas de filmes que prevêem estrear nas salas. São chamados os mapas de estreias. Pelos mais variados motivos, há filmes que entram de repente nos mapas, outros que são adiados ou antecipados: quem trabalha deste lado sabe que têm de ser flexível e habituar-se rapidamente a lidar com alterações de última hora. Tanto mais que estas são comuns a todas e a no-las comunicarem, as distribuidoras estão a fazer o seu trabalho e a auxiliar o nosso. Mas a crise de espectadores deu origem ao pânico entre distribuidores e exibidores de filmes e isto manifesta-se nestes cada vez mais esquizofrénicos mapas, que fazem lembrar o "Filme a designar" das programações de fim-de-semana da Sic e TVI. Por exemplo, o mapa das estreias de Fevereiro de uma destribuidora foi enviado sete vezes. O primeiro tinha 15 filmes previstos, o último 11, mas entre os dois apenas sete títulos coincidiam. Isto só de uma destribuidora. Por isso, os leitores tenham pena do vosso Mestre quando perguntam quando é que vai estrear aquele filme que aguardam ansiosamente.

14 (3ªFeira) - Dia dos Namorados. É uma boa oportunidade para promoções nos DVDs. As editoras embrulham alguns filmes em cartão vermelho, para "ele" e para "ela". Ou fazem packs. Para "ela", os filmes de Bridget Jones, O Amor Acontece, Wimbledon - Encontro Perfeito, Moulin Rouge e Abaixo o Amor. Para "ele", os Velocidade Furiosa, a triologia Rambo, Extremindor Implacável 2 - O Dia do Julgamento, O Massacre, O Comando, Shaolin Soccer - O Às da Bola. Para as nossas editoras, "ela" é uma romântica, "ele" é um troglodita.



24 (6ªFeira) - Depois dos primeiros números, já é possível alinhar algumas ideias sobre o 6ª, um dos suplementos que surgiram com a reestruturação do Diário de Notícias com o objectivo de fazer concorrência ao Y do Público. Matérias como o Cinema(e o DVD), a música e os livros reúnem-se finalmente num espaço nobre, favorecido pelo design de Henrique Cayatte. Como era de esperar, os conteúdos não desmerecem o prestígio dos seus autores. É um suplemento com personalidade e critério editorial e Nuno Galopim, o seu editor, está de parabéns. Tanto mais que, ao ver a quantidade de textos que ele e uns poucos assinam por número, fico com aquela sensação que quem trabalha na comunicação social conhece bem, de que se continua a ter de fazer muito com poucos recursos.

25 (Sábado) - O remake de um filme americano arrasar a entrega dos maiores prémios de cinema francês? Foi o que aconteceu nos César este nao: De Tanto Bater o Meu Coração Parou ganhou oito dos 19 prémios que foram entregues na cerimónia. A inspiração chamava-se Fingers e foi realizado por James Toback com Harvey Keitel em 1978. Numa altura em que acérrimos defensores da cultura francesa procuram desenvolver o concorrente do Goggle, talvez Michael Moore queira fazer um documentário sobre como foi possível esta invasão cultural norte-americana...

Março

1 (4ªFeira) - Cirurgicamente são publicadas notícias com os problemas de adaptação de Daniel Craig ao novo papel de James Bond. Ora não gosta de armas, ora não sabe conduzir carros sem mudanças automáticas. Ou então enjoa de barco ou parte dentes na rodagem das cenas mais arriscadas. Entretanto, um grupo de fãs ameaça boicotar Casino Royale por ter sido ele o escolhido para ser o novo 007.
Será impressão minha ou estão a fazer-lhe a cama?



[2 B updated]

@Premiere #78 Abril 2006