Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quarta-feira, abril 05, 2006

Até agora, do tempo de jogo que acumulei em KoF99, o aspecto menos positivo que encontrei é uma certa ausência de diversidade nos cenários. Conto cinco ao todo, mais o cenário da batalha final com o boss. Face a KoF94 que apresenta 8 recintos mais um, é uma significativa perda pois um dos pontos fortes do jogo é mesmo a integração das personagens em locais dispares e por vezes representativos da sua proveniência.
Todavia, essa falha é colmatada por alterações sucessivas nos terrenos de jogo durante a progressão dos combates. Assim, como a imagem acima sustenta, aquele combate tem lugar no parque, geralmente o primeiro, quando o céu está limpo e azul. No segundo encontro o céu fica escuro e pesado, ficando os mirones a observar o estado do tempo. No terceiro encontro chove abundantemente (através de efeitos deliciosos) sendo que já ninguém perde tempo para assistir o combate.
É esta constante mutação dos cenários que permite contrapor uma falta de diversidade alargada dos mesmos, pois agora as equipas deixam de lutar nos seus próprios espaços, sendo o fundo escolhido aleatoriamente. O mesmo efeito de alteração progressiva sucede em todos os outros palcos, menos no museu, talvez o menos conseguido de todos. Nota igualmente positiva vai para os combates na pista do aeroporto, onde a SNK nos volta a presenciar com outros belos efeitos, como a ondulação do calor dos motores dos aviões.
A música continua em grande, em especial o tema do palco dos esgotos.
Quanto à jogabilidade; é fruta meus amigos, é fruta - fresca!