Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Ca esta a Nintendo Wii



É incontornável. Com um amplo processo publicitário e depois de uma forte divulgação pelas maiores lojas especializadas do país ao longo das últimas semana, a espera para se ter uma Wii finalmente terminou e deu lugar à corrida para apanhar a tempo a sucessora do cubo mágico da Nintendo que, para todos os efeitos, nunca foi uma máquina voltada ao sucesso.
A Wii tem outra vocação, design mais arrojado e uma estrutura de jogabilidade singular perante a concorrência. Ninguém fica indiferente à agitação promovida pelo Wii Remote em articulação com aquele botão analógico que se integra num simpático nunchunk não obstante o avultado preço de uma unidade, cifrável nos 20 euros.
Por cá, alguns felizardos que prepararam a reserva da máquina receberam, para gáudio e surpresa, contactos das respectivas lojas anunciando a possibilidade de efectuar imediatamente o levantamento, nalguns casos até um dia antes da estreia oficial. São muitos os relatos e só por isso evidentes do interesse na celeste caixa branca, já uma cor bandeira da Nintendo depois da forma magistral como foi melhorada a DS, tornando a Lite uma portátil sexy e brilhante. As caixas de ambas as máquinas são muito similares.



Em vários fóruns nacionais a Wii gera entusiasmo e consenso na forma como ajuda a refazer os videojogos, proporcionando um novo ciclo, uma nova chama. Um enxerto que hoje despontou na via tradicional dos videojogos cujo passo se vem fazendo aceleradamente em torno dos gráficos no qual Março de 2007 proporcionará outro impulso, cortesia da PS3.

Incrível porque jogos de gráficos simples e quase (ou praticamente) básicos são reconhecidos e tidos com sucesso, deixando poucos indiferentes, sejam eles novos e velhos. Parece contraditório, mas é a partir de uma postura similar à movimentação dos gestos indispensáveis para certos actos com que se realizam práticas na realidade quotidiana e desportiva, que a Nintendo se gaba de desassociar da guerra "next-gen" salvaguardarndo a tão proclamada experiência de jogo.

Para já vai usufruindo mérito, benefício e confiança depositada por aqueles milhares de jogadores que pelas principais cidades da Europa como Paris ou Londres se enfilaram e juraram devoção à inovadora aposta da Nintendo. Mesmo em Portugal há relatos para uma fila que se terá formado na Toys'Ur us do Colombo onde terá estado uma equipa de reportagem da TVI colhendo matéria para reportagem.

Hoje, decorreram simultâneamente dois encontros de foristas do Insertcoin. Um no Porto, outro a sul na capital Lisboa. Rumei à cidade do Porto, onde juntamente com outros afoitos foristas, num dia de pálido sol, chuva e vento confreternizamos numa almoçarada na qual não faltou tema da Nintendo Wii. E como é dia de lançamento jogamos um pouco à volta da pequena Wii e nos apercebemos como ilustra outro apelo. Uma imagem.