Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

segunda-feira, abril 02, 2007

Com detalhe

Ontem à noite, depois do miserável empate do meu FCP e na passagem para a madrugada acompanhei a parte final dos Globos de Ouro que passaram na SIC. Um espectáculo de algum glamour que ainda é do melhor que se faz nos três canais de acesso público. Por isso ainda vi a tempo o prémio carreira, atribuído - com justeza - ao nosso melhor humorista de sempre, Herman José. Porém, parece-me que ainda é cedo premiá-lo de tal forma, mas não deixa de ser verdade que serviu em contrapartida para alentar a figura que está por detrás do Hora H, e sabendo-se das dificuldades por que está a passar o programa (com péssimo horário de emissão, e lá ficou o recado ao Penim), talvez o prémio seja um voto de confiança dado pelo canal que o apoia, daí a retribuição que o humorista tenha feito ao Pinto Balsemão, pessoa equidistante e conhecedora das valências do Herman.
Quando Herman repartia o prémio por três pessoas que naquele instante lembrou, disse algo decisivo. Uma vez, um seu conhecido mestre, quando ciente da abordagem que Herman lhe fizera por ser muito conhecido no país, possuir muita notoriedade no humor e consequentemente se achar importante por não ter críticos, aquele lhe respondera que enquanto não tiver inimigos ou críticos nunca poderá ser realmente uma figura importante.
Talvez pela analogia se possa medir quão importante é a presença da Playstation 3, agora que chegada à Europa repõe equilíbrio no mercado e acaba com a banda em uníssono, se considerarmos como tem sido feito até aqui, a Wii uma consola à parte pelas margens de progressão distintas. Aliás a forma como a PS3 tomou o mercado europeu, com mais de 600 mil máquinas vendidas na primeira semana, superou por completo os anteriores recordes, e com grande vantagem perante os números da concorrência.
Há, contudo, quem veja na PS3 o último reduto de crítica como se tratasse de um saco de boxe, alvo de todos e demais defeitos. Certo é que a máquina está aí, agita as águas e nada mais será como dantes. Daqui para a frente só poderemos contar com a evolução. Por isso, é preciso descortinar com cautela polivalências e virtudes que a máquina realmente propicia e faculta a quem levar, neste momento, uma para casa, não obstante os 600 euros que possa dispender na caixa Playstation 3.

Tende-se a considerar que a Xbox 360 Premium pack oferece a experiência videojogável mais económica e que ocasiona um ganho de 250 euros perante o necessário, concluindo pelo excessivo dispêndio na aquisição de uma PS3. Veremos como não passa de uma perspectiva demasiado superficial. Vistas bem as coisas fica ela por ela e até com vantagem para uma PS3.

Tomemos a perspectiva de uma Xbox 360 adquirida no supermercado. 412 euros pela máquina (Premium Pack), e 65 euros por um jogo recente. Chegado a casa o comprador da 360 liga a consola à HD TV através de cabos component (no máximo), já que a consola não traz de raíz a saída HDMI, que lhe permitiria no futuro jogar a 1080p. Uma entrave logo de início e que só puderá superar se adquirir a Xbox 360 Elite. Entretanto pode aceder às configurações on-line e jogar durante um mês de forma gratuita o jogo que aproveita essas faculdades. Mas esse período fica concluído em breve e se quiser continuar a experiência terá de adquirir suplementarmente meses de acesso ao Live, com assinaturas de um mês (7 euros), três meses (20 euros) e um ano (65 euros). Vamos supor que adquire por um ano para durante esse período estar livre de bloqueios e assim ter a possibilidade de jogar quando bem entender.

Ao fim de um mês de uso o comprador de uma xbox 360 Premium pack gastou 412 euros pela consola, 65 euros num jogo e 65 euros de live para garantir um ano de jogos em rede. Ou seja para já gastou 542 euros aos quais terão de acrescer os preços das pilhas, porque as oferecidas com a caixa entretanto ficaram gastas. Por isso ou compra avulsas de 3 em 3 semanas ou compra um carregador de pilhas recarregáveis num supermercado. Por isso mais 20 euros. Sobe o total para 562 euros.

O comprador de uma PS3 gasta 600 euros na consola e 60 euros num jogo. Mais 30 euros num cabo HDMI para jogar de imediato a 1080p e 35 euros num auricular bluetooth. Para isso dispedeu 725 euros, mas com isso ficará com equipamento adaptado para os próximos 5 a dez anos. Investe agora e poupa no futuro.

Senão vejamos os detalhes que faltam. A PS3 dispõe de um disco de 60 gigas de memória. Um elemento fundamental, já que o acesso à rede é maior e será constante o uso do disco para gravar jogos, descarregar demos e outros produtos que tenderão a ficar disponíveis da rede e só podem ficar gravados se existir uma unidade de memória com capacidade suficiente para produtos volumosos.

Já a Xbox 360 Premium não tem acesso de alta definição, não há saída HDMI, pelo que no limite os jogadores só poderão beneficiar de 1080i e por outro lado tem disco de 20 gigas, que em pouco tempo começa a ficar preenchido. A hipótese de adquirir um disco suplementar de 120 gigas incrementa os gastos em pelo menos 150 euros.

Por outro lado o acesso à rede através de uma PS3 é totalmente gratuito. Jogar online não acarreta custos nem mensalidades. O jogador é livre de jogar em rede quando quiser, não tendo que estabelecer compromissos nem assinaturas de ligação à rede.
O possuidor de uma PS3 não tem gastos com pilhas, nem carregadores. O comando Sixaxis recarrega automaticamente através de um cabo que se liga à porta USB, pelo que esta é a melhor solução do futuro. Quantas vezes não aconteceu ao titular de uma 360 ficar a meio de um jogo com problemas porque as pilhas acabaram. Um incómodo a menos no caso da PS3.
O Sixaxis tem ainda a vantagem da sensibilidade ao movimento, factor ideal para imensos jogos que solicitarão essa faculdade.

A PS3 pode ligar-se à rede sem fios, tem wi-fi e bluetooth já de origem. A xbox 360 só poderá ficar conectada à rede pela via wireless se for adquirido uma peça cujo valor se situa nos 90 euros!!!! A PS3 tem ligação Wi-fi, nada de acessórios.

A PS3 traz ainda de origem um leitor de Blu-ray, possibilitando a leitura de discos de tamanho e forma igual ao DVD mas com espaço até 56 gigas. Já começam a surgir os primeiros filmes em blu-ray e compreende-se facilmente a melhoria na qualidade de imagem perante o mesmo filme gravado em DVD. Mais uma vez o possuidor de uma PS3 não tem que gastar mais um euro para visionar no lar um filme em blu-ray.

Neste caso a Microsoft enveredou pelo formato HD-DVD, sendo que se o comprador estiver disposto a aderir ao formato, e num futuro não muito distante os jogos passarão para HD-DVD, terá de dispender a título suplementar perto de 120 euros no respectivo leitor.

A menos que se pondere a aquisição de uma consola para usufruir durante meio ano e despachá-la ao fim desse período, consideremos a aquisição de uma máquina a longo prazo, ou até a médio prazo para aproveitar realmente as suas possibilidades.

PS3 para cinco anos. Quanto gastou um comprador? 725 euros, a consola já tem Blu-ray, os 60 gigas de disco ainda chegam e não há mensalidades para jogar em rede.

Xbox 360 para cinco anos. Quanto gastou um comprador? 562 euros de início + disco de 120 gigas + 65 euros de live multiplicados por 5 anos = 325 euros + 120 euros no leitor HD DVD, totalizando em sucessivos upgrades 1107 euros que poderão ainda ser juntos aos 90 euros de um adaptador à rede Wireless.

Escorrido este percurso, o que fica e já tem sido referido é que o comprador de uma PS3 adquire uma máquina absolutamente completa para o presente e para o futuro, sem que fique dependente de gastos adicionais para acompanhar a evolução da tecnologia. Está adaptada de raíz para a tendência e evolução do mercado. Já se pensarmos no imediato e mínimo é óbvio que o comprador de uma 360 premium economiza no instante, mas na passagem dos tempos ver-se-á obrigatoriamente perante a necessidade de adquirir equipamentos suplementares para a companhar a evolução dos formatos e assim continuar a jogar e usufruir das novidades.

Neste périplo ficaram por referir outras das capacidades de uma PS3, nomeadamente a transferência de conteúdos através de cartões de memória, portas USB que permitem ligar teclado e rato (sem fios) a um não muito distante Linux, aproximando a PS3 à categoria do computador pessoal.

A questão não pode estritamente ser colocada em termos de números ( e mesmo nessa perspectiva o tempo é favorável à PS3), é preciso saber da tecnologia que está empregue nas duas consolas e do destino prático a atribuir a cada uma. A PS 3 é indubitavelmente mais sofisticada e abastecida em termos de tecnologia, enquanto que a 360 vai directa à experiência de videojogo, mas deixa o jogador muito mais à mercê de acessórios indispensáveis à evolução e exigências do mercado. Num quadro a médio prazo (5 anos) o comprador de uma 360 terá um volume e lista de gastos bem superior ao possuidor de uma PS3.

Ou seja, queremos uma consola para jogar durante um mês, ou durante dez anos?

14 Comments:

At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nenhuma consola dura Dez anos, ao final de 5 anos já estás a mudar de sistema para poder experimentar jogos diferentes...

 
At 7:50 da tarde, Blogger bravojohny said...

Tem mercado para dez anos até porque as consolas estão mais apetrechadas e caucionadas para aguentarem o pesar da evolução. Vê que comprei a PS2 em 2000 (a consola saiu para o mercado em 99) e sete anos depois ainda tenho jogos para ela por jogar (Okami e FFXII). Comparativamente as next-gen são mais evoluídas.

 
At 8:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, mas não me contento com uma uníca consola e os gostos dela unícamente, durante esse tempo.
Por isso a frase "uma consola para 10 anos" não, sozinha não dura esse tempo.

E tens ai umas afirmações estranhas como HD-DVD embutido e drives de 80 Gbs na PLAYSTATION3, tens ai umas ideias confusas e afirmações estarnhas, como se no futuro, as 2 ou 3 difrenças da especificações da PLAYSTATIOn3 para a Xbox 360, serão Features completamente obrigatóris para jogar os jogos nela daqui a 10 anos.
Wireless, Discos maior e um Formato maior de dados.
+1000€?

 
At 10:51 da tarde, Blogger bravojohny said...

Vamos lá ver, acho que estás a basear o texto todo nos 10 anos, eu não falo disso, falo a médio prazo, num período de 5 anos onde é perfeitamente exequível que possas usar a PS3 em pleno com todos os recursos dela disponíveis sem que tenhas de gastar em acessórios. Vá lá, a Core pack é evitável de todo, mas a Premium tem uma quantidade de acessórios incrível a comprar à parte, alguns deles inevitáveis como o disco maior e o leitor HD-DVD, que em breve serão uma necessidade quando os jogos passarem a sair nesse formato, porque eu não acredito que a 360 dure uma geração inteira com o DVD, a menos que lançem outra consola depois da Elite, ou antecipem a Xbox 3.
Fora isso a PS3 é uma consola mais cara, mas completa, preparada para a geração inteira sem que o consumidor de uma PS3 tenha dentro de 2, 4, 6 ou oito anos gastar suplementarmente , o mesmo não acontecendo com a 360, ficando necessitada de alguns acessórios de vulto.
A Elite virá aí com porta HDMI e disco de 120 gigas, por isso os titulares de uma Premium já começam a ficar para trás e para o mercado americano onde a transferência de conteúdos televisivos está à porta o disco de 20 gigas tornar-se-à escasso.

 
At 1:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por isso é que existe um mundo de acessórios Third Party que te livram não da necessidade de saltar para a Elite, ou mesmo comprar um primeiro Pack como Elite... o xSata, por 50€, podes livrar o espaço do disco as vezes que quiseres. E quanto ao HDMI... não pagas por simples, o que não tens poupas-te... és Hardcore a esse ponto de querer correr jogos em 1080p em que 720p não chegue, tudo bem... mas o Sweet Spot durante muito tempo será mesmo o 720p, Ou será que saltas de bons jogos a correr a 600*480 para 1900*1080 e esperar que os resultados sejam sempre surpreendentes e evolutivos...?

Que eu saiba o Resident Evil 4 foi um dos maiores jogos que eu joguei o ano passado em apenas dois discos, e o formato era nem metade dos DVD5... porque um dvd9 não chegará? Para isso precisa toda a Next-Gen de aparelhos novos dados a velocidade de loading do blu-ray ser claramente intratável muitas das vezes neste primeiros leitores, incluído a PLAYSTATION3...

Acho isto tudo, tentar demarcar uma escolha de uma consola por TODAS as razões que não sejam os jogos puramente fúteis e uma razão pela qual a PLAYSTATION3 não vendeu, ainda não consegue bem vender... e o futuro está cinzento.

 
At 2:08 da manhã, Blogger The Darkside Shenmue Ruller said...

Excelente post!

Concordo com o Bravojohny. O problema é que muita gente ainda não olhou para o futuro, pelo que não vê as vantagens da PS3 no tal do médio/longo prazo...

Por mim, eu adoro a PS3! Pena é não ter nenhuma... :-(

 
At 10:13 da manhã, Blogger bravojohny said...

@Starfox - eu acho que estás a adoptar uma visão já pessoal da PS3 e até das consolas actualmente disponíveis no mercado, em que para ti são suficientes os 720p para jogar e o DVD 9 ainda é bastante para armazenar o indispensável, mas se fosse assim decerto que a Dreamcast não deveria ter entrado em rota de desaparecimento em 2001. Porque o ponto principal que motivou o texto atrás não é uma conclusão de preferir ou demarcar uma consola à outra (isso os consumidores decidirão), antes comparar o que cada máquina pode propiciar no mercado e quão apostam na evolução tecnológica tornando mais perceptível a realidade preçária, sem que entremos em contradições.
Agora não tenho dúvida que a PS3 é a consola tecnologicamente mais evoluída do mercado, adequada a evoluir e mais compatível com o futuro. De raíz a PS3 já incorpora um leitor blu-ray, deu o passo em frente pelo que no máximo poder-se-á dizer que há alguma incerteza quanto à recepção do formato, mas basicamente é a consola da evolução, que tem forçosamente de acontecer e tem exemplos na passagem da fita de banda magnética para o CD e depois para o mp3 no caso dos Walkman.
720p é satisfatório agora, mas não vamos ficar uma vida agarrados a isto, do mesmo modo que não ficámos agarrados aos há uns anos bastantes 450p.
A 360 arrancou com um bom preço, se virmos a cru os preços e nos basearmos essencialmente no jogar imediato e breve, mas o leitor da consola ainda é o DVD, o formato essencial da geração anterior. Se bem que a Micro também não enjeitou o futuro e por isso na Fnac podes comprar um leitor de HD-DVD para os futuros filmes e jogos, mas tem um custo acessório de 219.99€.
É evidente que a 360 representa a última evolução possível de uma geração de consolas pontuada pela introdução da realidade on-line e outros componentes, como aconteceu com a Dreamcast (apostou nos discos de compact disc), a PS2 e Xbox.
A PS3 e de certa forma a Wii, representam o próximo salto dos videojogos, a evolução que mais cedo ou mais tarde vai acontecer. Nisso, pela sua abrangência e dose de risco a PS3 diz presente.

Posto isso há outras nuances. A 360 foi lançada em Dezembro de 2005, pelo que mau estaria se em 2007 (quase dois anos depois) não estivesse apta a facultar jogos mais interessantes e bombásticos que os de lançamento. A PS3 ainda só tem 3 meses de mercado, ainda está a desbravar mercado, mas os resultados na Europa superaram as vendas das concorrentes em igual período.

 
At 10:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tu falas como se Tecnológica mente avançada, fosse a necessidade e não a Tecnológica mente mais poderosa.

Não concordo. É uma consola de Opções, e como tal não pode ser uma consola para ricos e nichos com toda a Tech.

Diz-me... ainda vês Filmes DVD na tua PS2? Pois eu não...

@darkside: Mas as tuas opiniões são óbvias por toda a web que escreves... é lógico que concordes com qualquer pró/con.

 
At 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

As vendas superam mais que o normal na Europa(em alguns lados, noutros desiludem mais que o previsto), porque o fruto proibido, é o mais apetecido... a consola só pode ter mês de vida na Europa mas tem praticamente 5 meses desde que foi lançada... e ainda vive de jogos do lançamento... e muitos deles não se podem chamar de jogos de lançamento (tipicos jogos Rushed, e feitos a coincidir com o lançamento de uma consola) ... se a mesma foi atrasada mais de um ano nos planos iniciais... deverias ter visto como seria o teu Motorstorm de lançamento se a consola tivesse sido lançada em inícios de 2006, e não este Motorstorm 2.0 ... e o GRAW 2, que na realidade é um GRAW 1.5 mais poderoso, lançado agora se a consola da Microsoft tivesse saído...

Agora não venhas para aqui chamar de embrião a tudo o que foi expelido pela PLAYSTATION3, já que os trabalhados e explorados tecnicamente jogos de lançamento dela para além de cumprir o dever de serem mais impressionantes que o inicialmente devido a um ciclo de produção de mais de um ano que o previsto... deveriam ser mais "Jogos" como por exemplo o Halo, ter todo o conteúdo... e não é o que se passa no caso de um Motorstorm.

 
At 10:50 da manhã, Blogger bravojohny said...

A evolução da tecnologia é uma inevitabilidade e o reflexo da evolução está na necessidade da 360 Elite, mais consentânea com as exigências recentes.

Já o tema dos jogos e do resultado final não tem a ver com o tema que vinha sendo discutido.

Mas só agora é que reparei que escrevi no outro texto PS3 de oitenta gigas. Lol, vou lá corrigir. xD

 
At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A Elite não é o resultado de exigências actuais NADA! Por que nenhuma das exigências actuais está a ser resolvida...

É uma consola para nichos e está a ser vendida limitada para nichos.

Uma das necessidades actuais é um disco maior, para metade do mercado que precisa... e nada disso está a ser comotado... nem discos abertos, nem discos acessíveis.

E a PLAYSTATION3 de 80Gbs passou pelo antigo rumor de ser uma nova versão... por isso, já nem sei... :s

 
At 11:26 da manhã, Blogger bravojohny said...

E a porta HDMI? Também deve estar lá para nada, aliás se assim fosse, mais valia a opção pela "360 slimm".
Uma consola que entra no mercado e corrige alguns aspectos da anterior está a adaptar-se a algo, a certas necessidades. Foi assim com a GBA SP que trouxe ecrã retroiluminado e com a DS Lite.
A 360 Elite vai ser a opção mais avançada ao dispôr de quem ainda não adquiriu uma 360 Premium, porque se a opção for pela economia de custos a Core continua como opção viável, bastando juntar um cartão de 64 mb suficiente para gravação dos saves dos jogos.

 
At 11:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já agora aproveita-se e vende-se as TVs 1080p com bundle se é assim e torna-se o sistema "tecnologicamente mais avançado" porque "oferece tudo de raiz"... e torna-se um produto limitado para o mass market.

Viste a analogia que fiz?
(consolas slim não passam por processadores de 65nm, mas por novos modos de produção e fabrico, uma consola não é mais pequena pelo processador... e a cor e disco não basta por pagares mais que a Premium?)

 
At 11:49 da manhã, Blogger bravojohny said...

Em Novembro de 2005 as LCD Bravia que andam agora em 699 euros (as de 32 polegadas) com contraste já bastante razoável custavam entre 1800 euros a 2500.
Basta a concorrência chegar ao mercado para dentro em breve uma LCD a 1080p ser comercializada a mil euros e tornar o formato a norma.
E formará um pack muito bom.

 

Enviar um comentário

<< Home