Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sábado, março 25, 2006

Shenmue


Gostei bastante da ideia do bravojohny, e também vou fazer pequenas impressões (se ele não se importar :P) dos jogos que acabo de receber, ma de uma forma mais voltada para a expriência e não muito picuinhas, pois nem me intressa muito notas...
Acabei de receber o Shenmue II Xbox, mas posso desde já dar uma ideia do que passei a jogar o I e o II há cerda de 6/4 anos atrás. Trazido como o verdadeiro choque gráfico de realismo gráfico nos RPG's, e tão complexo que precisou de uma sigla própria, F.R.E.E. (Full Reactive Eyes Entertainment), coisa que achei especialmente rídicula na altura... mas desde que coloquei o GD-Rom na minha "beloved" Dreamcast o jogo não deixava me de impressionar. O modo como a história nos é apresentada, a incapacidade do protagonista para intervir na acção que decorria e que logo nos envia numa "demand" mais intrigante que um capítulo Sherlockiano, com as famosas "frases estranhas" de perguntas do Ryo. Mas a maneira lenta de exploração do início do jogo, a forma como tudo era interactivo, desde de abrir gavetas, inspecionar os seus conteúdos, jogar a Sega Saturn na sua casa, tudo isto tornava o início do jogo tão grandioso e imersivo, mesmo sem sair da casa dele... não tendo em conta que teriamos um "mundo" lá fora.



O passo lento do jogo foi o que mais adorei, a mecânica lenta, o trabalho que somos obrigados a fazer a levantar Caixotes no "Harbor", aliada a uma história que nos deixa pregados ao assento desde o início faz me considera lo o melhor RPG/Aventura que ja joguei.

Grafismo - (10) Em 99' não poderia deixar de levar um 10, hoje tendo em conta o que havia na altura ainda impressiona.
Som - (9) Os sons ambientes e muita da musícalidade orquestral assentam que nem uma luva no jogo.
Jogabilidade - (8) O andamento na aventura não é ultra-fluído, pois lembra um pouco "Old School Resident Evil's", mas o combate e os QTE são a cereja do bolo.
Addict Factor - (10) Acreditem o jogo é ultra-viciante, até as tarefas mais mundanas nos compelem a perder horas e horas.
Fun - (8) Nem todos podem gostar do ritmo, e a quantidade de perguntas que nos obriga a fazer por pouca Info.

Overall: 9.5
É preferível não dar um "Perfect Score" ao jogo, mas é daquela obras primas de um mestre (Yu Suzuki) que mereçem ser reconhecidas pela sua qualidade absoluta, o seu pioneirismo e mais que isso, fazer nos mudar o modo como muita gente olha os jogos daí para a frente... (Curiosidade: Uma das tarefas do primeiro Big Brother PT, era que os concorrentes se vestissem de kimonos "alike" e fizessem as tarefas mundanas no Shenmue...)

-----------------------
Shenmue Japanese Trailer

2 Comments:

At 6:48 da tarde, Blogger bravojohny said...

Simplesmente adorei este jogo. Uma obra que marcou a geração Dreamcast.

 
At 7:29 da tarde, Blogger Starfox said...

E ainda tenho que escrever qualquer coisa sobre o II... falta me a vontade e a inspiração.
Fica para, Brevemente

 

Enviar um comentário

<< Home