Música electrónica
Nos últimos tempos tenho vindo a nutrir particular interesse por música electrónica. Acompanho alguns programas da rádio Antena 3 que se dedicam exclusivamente a esse tipo de música nomeadamente A Caixa de Ritmos que passa todos os dias úteis das 20 às 21 e nos mesmos dias o Grande Sofá que vai para o ar a partir da meia-noite até à uma, embora neste caso os temas escolhidos não sejam apenas da área electrónica.
Deste género de música, agrada-me particularmente a forma como são compostos os ritmos, havendo por vezes algumas criações verdadeiramente gostosas, na forma como estão encadeados os sons. Antes tinha algumas dúvidas por estas criações, mas agora respeito com outra atenção todos os produtores desta área
Isto veio a propósito da relação que também se pode fazer com os jogos e em particular Streets of Rage que já em 1991 nos parcos cartuchos da Sega Mega Drive gerou alguns ritmos verdadeiramente interessantes. É que há dias enquanto jogava na Sega Nomad Streets of Rage, decidi meter os phones, fui às opções, passei em revista as músicas da soundtrack e fiquei abismado com a qualidade ali patenteada, em particular se fizermos comparação com outros cartuchos do género, ou seja, aqueles que não tiveram o cunho de Yuzo Koshiro
As melodias do jogo Streets of Rage demonstram uma capacidade fora do comum para criar temas originais com tão pouca margem de manobra que os cartuchos permitiam se tivermos em conta que gráficos e AI levavam quase tudo o que era de espaço.
Dele poderíamos partir para Tetsuya Mizuguchi que autenticou grandes temas em Rez.
Mas deixo aqui uma amostra do género musica electrónica bem conseguida num videojogo. O tema que está em ligação corresponde ao primeiro nível do jogo, mas a grandeza de toda a "soundtrack"está na forma categórica que evolui em toda a progressão do jogo, passando por temas variados e adaptados ao respectivo ritmo de jogo. Então o tema da última "boss fight" é uma criação acima da média para aquela altura.
A lista de muitos outros temas do jogo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home