Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quinta-feira, julho 27, 2006

Por entre as linhas do sucesso da DS/Lite

Por esta altura do campeonato seguramente já se devem ter apercebido do sucesso esmagador por que tem passado a DS em convergência com a novíssima DS Lite, como se de uma corrida de estafetas se tratasse. São aos milhares as máquinas vendidas semanalmente no Japão, rompendo stocks com facilidade. E sempre há lugar para versões mais personalizadas que na volta geram mais filas e, por consequência, mais vendas como a DS Lite cor-de-rosa, navy, etc...
Se o sucesso é gigantesco no oriente também o mesmo sucede um pouco pelos continentes europeu e americano. Jogos-chave como New Super Mario Bros, Brain Training, Animal Crossing, Mario Kart e outros, fortalecem o parque de consolas dual-screen da Nintendo.
Mas há um aspecto significativo e de assumida importância que resulta deste parque crescente de consolas DS pelas bandas do ocidente. Isso é fundamentalmente a chegada de certos títulos genuínos do oriente como sejam as aventuras do género animé nos casos de Phoenix Wright, Trauma Center. Até Animal Crossing foi disponibilizado nas terras do ocidente com mais rapidez em contraponto à conversão mais demorada da versão para a GameCube. Depois há Electroplankton, este integrado no género músical.
Mas é extremamente notório que os jogadores ainda querem mais do barro que se molda no Japão. Para isso aproveitam a possibilidade dos jogos estarem libertos de qualquer código exclusivo de região. É assim com Ouendan, um jogo de ritmos encaixado nos desenhos animados orientais, cujo franco sucesso levou os produtores a criarem uma sequela com conversão para o mercado americano, restando apurar se o mesmo ficará apto para vendas em território europeu. As constantes importações seguramente terão facilitado essa decisão.
Brain Training, outra marca do Japão, é um sucesso mundial mesmo que muitos o queiram avaliar como jogo para consolas.
E na forja já se perfilam outros títulos como Bleach DS ou até Shaberu! Ryouri Navi (Talking! Cooking Navi).
Tempos de mudança.