Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sábado, setembro 02, 2006

"A Tale Of Two Sisters"






























"A Tale of Two Sisters"
é uma revelação no panorâma do Terror Asiático. Ultrapassa a simples barreira do terror sobrenatural que a maioria dos filmes têm por base, e insere uma carga psicológica de drama e tensão que torna complicado seguir de uma forma consciente toda a Neurose das personagens, primorosamente representadas pelo elenco.
O enredo inicialmente é bastante simples, duas raparigas regressam com o seu Pai, após uma estadia no hospital, a uma casa imponente, centro de atenções do filme. Quase de imediato, a sua sempre presente e supeita madrasta, recebe as tão depressa, como critica e repreende, havendo uma crescente tensão entre as três, à medida que os confrontos se tornam cada vez mais abusivos e aumenta o sentimento de protecção da irmã de carácter mais forte, sobre a sua irmã, culpando a passividade do Pai sobres os acontecimentos, criando um clima pesado durante grande parte do filme.

O filme torna-se muito mais denso, apartir do momento que revelações-chave são feitas pelo director, levando o espectador a ter que rever na sua mente parte do filme passado, de uma nova prespectiva, algo absolutamente brilhante.
Uma das grandes particularidades da filmografia Asiática, e principalmente dos filmes de "Horror", que vivem de segredos e "Twists", é o facto de não tratarem do espectador como uma criança, explicando a acção do filme, com elementos superfúlos, e que deixa o espectador mais atento sem perceber a necessidade de tais escolhas.
Comparadamente aos filmes Americanos, em que o "Twist" final obriga o espectador a relembrar todas as cenas para conferir a credibilidade dos elementos sobrenaturais, este filme vive das crenças dos espectadores para criar todo o ambiente e confusão, criando assim um mecanismo inteligentissímo, raramente visto no genéro, tornando o filme uma peça realmente uníca e recompensadora, se vista com um olhar atento.

A cinematografia do filme abrange uma palete de cores muito rica e variada, com o contraste de cenas exteriores díurnas/nocturnas no plano interior da casa. O trabalho de camera é também impressionante, escolhendo o director em momentos, ângulos inovadores e com efeitos que deixam sempre uma marca no espectador. Em relação ao elenco, há uma verosimilhança incrível, o Papel bipolar da madrasta e as razões por detrás dos seus actos, são razão para um desempenho impressionante.

"A Tale of Two Sisters" é um filme imperdível para fanáticos de filmes asiáticos. Mas é preciso ter atenção que não é um filme aconselhável para todos, já que requer atenção total por parte do espectador, a todos os momentos. E também será aconselhável várias repetições para uma melhor comprensão, mesmo que ninguém conseguia fazer senso da acção, na totalidade.
Este link é para tirar todas as dúvidas à quem o filme, lhes deixou muitas pontas soltas.