It's 3DO stupid!
Mr. Biffo é regular cronista da revista Edge e na edição 171 do presente mês de janeiro criou um artigo que responde à sua frustrada tentativa de adquirir uma Wii no lançamento através de pre-order. Expõe também algumas considerações sobre a falta de stocks - cada vez mais recorrente nos últimos lançamentos - entre elas a inexplicação para uma empresa que passa meses e meses a preparar as consolas, produzi-las, anunciando data de lançamento, tendo conhecimento do volume de procura e no momento da distribuição não consegue satisfazer uma margem aceitável de consumidores.
Mas a respeito do lançamento europeu da PS3, também não se coibiu de tecer alguns comentários deveras cortantes.
"I say all of this out of love, of course. I'm biased, and don't care who knows it. I want Nintendo to wipe the floor with the PS3. Sony's arrogant, ill-conceived next gen blueprint - coupled to that truly imperious price point - has genuinely angered me. It has angered me because I know that Sony knows that people are going to pay for the PS3, however inconsiderately it's priced. It's exploitation, pure and simple. There's absolutely no excuse for launching a console at that price. It's stupid - it's 3DO stupid - and I want Nintendo to punk the cocky smirk off Sony's smug, self-satisfeid gob."
Há razões para descontentamento e irritação. Sendo que a Sony anunciou na última segunda-feira o preço de 425 libras (não há conversão directa dos 600 dólares praticados nos EUA) para o mercado britânico (sensivelmente 645 euros!!!!!!!!!!!!) na versão de 60 gigas da PS3. O pior é que não será distribuída a consola com disco de 20 gigas, significativamente mais barata e que rondaria possivelmente os 550 euros. Mais uma vez os europeus situam-se de modo periférico e secundário. Ostracizados! Já que tiveram de suportar tanto tempo pela chegada da consola, que aguentem com o pack mais caro. E para piorar, nem se sabe quando é que a SCEE disponibilizará os packs de PS3 com vinte gigas de disco. No nosso caso ainda teremos de somar o IVA - há umas semanas julgava-se que estaria incluído, mas não -, pois o valor estabelecido pela Sony não contempla as posteriores incidências dos impostos nos países a distribuir. Sabendo-se que o nosso IVA é dos mais elevados na Europa (21%) de certeza que o preço final a praticar pelos lojistas não estará muito longe dos 650 euros praticados em Inglaterra.
É um exagero pagar 650 euros por uma consola nesta altura, tanto mais que não é dada outra alternativa aos jogadores europeus, ao contrário do que acontece no Japão e EUA, mercados abastecidos com packs alternativos proporcionando melhores adaptações aos interesses dos jogadores, e tudo isto sem considerarmos que no mercado nipónico uma PS3 custa 350 euros e os packs de PS3 com disco de 20 gigas congelam nas montras das lojas.
É uma política classificável de ditatorial e imperialista, sem qualquer respeito ou consideração pelos votos dos jogadores, que vêem arrancado das suas mãos de modo grosseiro e frio o voto que pretendem depositar no dia 23 de Março.
Perante um quadro destes não deveria restar outra alternativa senão apresentar nessa data um cartão amarelo à Sony por esta actuação abusiva e castradora, pelo menos até uma possível redução do preço (altamente improvável) ou introdução dos packs PS3 de vinte gigas.
4 Comments:
Oh! Mas é como digo: estas novas consolas são para quem tem dinheiro, pelo simples facto de que necessitam de televisor HD para as utilizar convenientemente. Logo, só as compram (na teoria, embora saibamos que não é bem assim) quem reúne essa condição. Ora, se uma pessoa tem dinheiro para uma HDTV, então não serão 650€ que a impedirá de comprar uma consola e que ainda por cima é um dos melhores leitores Blu-ray existente no mercado! E, quem tem televisão HD, certamente que a quererá utilizar também para ver uns filmes, não somente para ver o Jornal da Noite e jogar!
Oops, esqueci-me de concluir o meu raciocínio: se uma pessoa quer ver filmes no seu televisor HD, então certamente que sempre teve a intenção de comprar uma drive next-gen de Blu-Ray ou HD-DVD. E, se os comuns leitores Blu-Ray custam acima de mil euros, mais uma razão para achar a PS3 uma "pechincha"!
thedarkshenruller.spaces.live.com
A Sony já está a perder por cada PS3 colocada no mercado, mas para as consolas os preços nunca podem ser exorbitantes. Há não muito tempo saiu no Japão uma versão da PS2 chamada PSX que é um verdadeiro centro multimédia para gravar programas e de todo o género. Praticamente não vendeu. As consolas continuam a ser sistema de jogos, mesmo que possibilitem visualização de filmes e no caso da ligação à internet, então mais serve do que potenciar a experiência de jogo - o caso do Xbox Live.
A PS3 justificará a aquisição de uma HDTV assim como a 360, mas no presente as diferenças não muito nítidas (também depende dos jogos) ainda não justificam a aquisição adicional, sendo antes mais notórias para quem como eu ainda joga habitualmente numa Tv a cores pequena e mais antiga.
Pois mas a lógica toda, do vamos vender porque, consola + blu-ray = barato, não pega desta vez num formato fragmnetado e com o DVD eraizado por tudo o que é lado... é que ninguém soube ainda mediatizar bem as qualidades do hig-Def TV.
A Sony apostou no Combo... e já começou a perder, vamos ver como se safa neste território final...
Não deixa de ser cara.
Enviar um comentário
<< Home