Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quarta-feira, abril 18, 2007

Sega Rally (versão Saturn) e GT HD (PS3) - Toyota Celica GT-four v. 95

Há dois factores que me levaram a tomar em linha de conta esta comparação entre o nostálgico Sega Rally (versão Saturn) e o Gran Turismo HD, recentemente disponível para download na PS Store. O primeiro é a presença comum do mesmo carro: o Toyota Celica 95 GT Four, que chegou a campeão do mundo no ano de 94. O segundo factor é a pista, não um traçado técnico fechado, mas uma qualquer estrada alpina, curvilínia q.b., cheia de público entusiasta e com aqueles tapetes verdes a rodear.

Sega Rally foi o primeiro jogo que joguei para a Saturn e logo naquela altura estabeleceu uma ampla dimensão quanto aos slides em curva, ainda que pontuasse um estilo muito arcade, não fosse este um título convertido (com êxito) do mesmo título jogável em máquina arcada.

Gran Turismo HD é um "jogo" - demo, intermédio: a ponte entre o pináculo de GT4 e o acesso a GT5, o jogo que tentará revitalizar a série dentro do género simulação que sempre fez fé, particularmente se o possuidor do jogo, para além de apostar na visão interior do bólide, pesar na compra do volante force feedback com manete de mudanças para sentir os impulsos do carro.

De início fiquei algo desiludido com a demo de GT HD, mas após várias voltas ao percurso e depois de tornar as coisas mais aliciantes colocando as mudanças manuais, reduzindo o controlo de tração e tirando outra assistência, vejo que cada volta proporciona um desafio equilibrado sendo muitas vezes o carro o próprio adversário directo quando teima sacudir a potência para o lado menos adequado da pista.

Sega Rally torna a experiência mais simples e directa, mas respeitando a outra época e sendo de estilo arcada, fica bem patente, neste contraponto, como a jogabilidade está desenvolvida e próxima dos factores que condicionam a condução de um veículo na realidade.




Aqui fica um vídeo que gravei e remeti para o Youtube. Perto de 10 minutos com Sega Rally e GT HD em corrida e modo porno (replay).

Escrito hoje no fórum Insertcoin

5 Comments:

At 7:49 da tarde, Blogger Piotr O Sandinista said...

Boas memórias, não do Sega Rally, porque não tive Saturn, mas do Gran Turismo. Muita hora em frente à TV a jogar o 1ª e especialmente o Gran Turismo 2, de tal maneira que o completei a 100%.
Como a PS3 não deve entrar aqui em casa até daqui a algum tempo (demasiado, se posso acrescentar), dá gosto ver que a malta da Polyphony não anda a brincar. Continuo a pensar que faltam os danos nos carros, mas hey, não se pode exigir tudo.
Por agora vai-se jogando God of War II, também ele uma valente obra de arte.

 
At 7:52 da tarde, Blogger Piotr O Sandinista said...

Já agora, esqueci-me de dizer que quando falamos de jogos de rally é pecado deixar de fora o mítico Colin Mcrae Rally, também ele uma fonte de boas memórias.

 
At 9:43 da tarde, Blogger bravojohny said...

Curiosamente os Gran Turismo 1 e 2 jogava quando ia a casa de uns amigos que tinham a PSX. Impressionaram-me bastante pela quantidade abissal de carros que vinham incluídos, gráficos e até jogabilidade. Depois saiu o GT3 e então é que conheci mais a série, por ter sido um dos jogos que mais tempo me importou.
O Colin Mcrae também é um clássico, cheio de aspectos que em conjunto de imediato o notabilizaram. O Colin 2, para a PSX, para mim continua a ser o melhor da série, especialmente fazer uma volta à Corsega no Peugeot 206 WRC (branco e azul) naquele ano conduzido pelo Panizi (não sei se escrevi bem o nome dele).

 
At 9:16 da tarde, Blogger Piotr O Sandinista said...

Ainda a respeito de Colin Mcrae, acho que vais gostar desta imagem do Colin Mcrae Dirt:

http://imgs.ptgamers.com/ps/19071.jpg

É de deixar um tipo com água na boca... salvo seja...

 
At 10:09 da tarde, Blogger bravojohny said...

Sim, tenho acompanhado imagens e trailers do último Colin, prestes a ser lançado, mas nos trailers há algo na dinâmica do carro que não me parece afinado. O carro parece ter pouco peso e não desliza de uma forma tão realista. Mas vamos ver se a Codemasters vai disponibilizar uma demonstração para breve. Assim ajudará a dissipar as dúvidas.
Se quiseres ver uns vídeos passa pelo Jeux-France que hoje colocou alguns recentes.

 

Enviar um comentário

<< Home