Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Quem corre pela bolota, a trepa!

Foi na semana passada que o frenesim da Volta a Portugal em bicicleta passou e acabou mesmo aqui perto, no alto de um monte em Santo Tirso. No regresso ainda passei por lá e vi todo aquele aglomerado de autocarros com cabos, fios e outros para a publicidade e divulgação. E lá estava o imponente autocarro da PS3, o maior de todos, com as portas abertas e com bastantes pessoas à volta, como se tivesse mel lá dentro.
É uma forma de publicidade e divulgação bastante eficaz. As pessoas que não conhecem param e ficam para ver e até conhecer uma PS3, vê-la em funcionamento e desfrutar de alguns dos seus jogos.
No final do dia, quando os ciclistas já arrumaram a bicicleta para a etapa seguinte o autocarro da PS3 ainda está aberto ao público, ainda está em plena etapa. Corre pela volta e pelas cidades do país. Ajuda a promover a marca, fazendo por isso, tomando a iniciativa. Ora muitas pessoas refugiam-se nas críticas à forma como a Sony domina em Portugal, aglutinando e absorvendo tudo, desde programas de televisão até às lojas com prateleiras cheias de títulos PS2 e PS3. Mas pergunto: não é essa a lógica do mercado? Investir e correr pela promoção da marca?
A Sony vai com a Volta, investe e gasta para isso, promovendo os seus produtos. Porque será que não vemos road shows, ou outros eventos, da Microsoft e Nintendo a favor da Xbox 360 e Wii?
Para uma concorrência mais forte então as próprias marcas ou seus representantes que avançem, vão para a estrada e promovam os seus produtos. Que realizem eventos, montras e espectáculos ao público e até que façam os seus programas ou invistam neles se tiverem necessidade.
A nítida impressão é que a Sony é a única a correr em Portugal. E como dizia o Berardo a respeito da sua colecção vendida ao Estado no CCB: sem cacau...

3 Comments:

At 10:25 da tarde, Blogger Piotr O Sandinista said...

Realmente a Sony está muito presente no mercado nacional, mais que a Microsoft ou a Nintendo, mas parece-me que é derivado da fidelidade dos jogadores. Muitos, como eu fizeram a transição da PSX para a PS2 de forma natural, nem puseram em questão a compra de outra consola, se bem que o poder de compra muito dificilmente permite a posse de mais do que uma máquina de jogos, salvo excepções.
Quanto à PS3 a coisa já muda de figura. Não só pelo preço como pelos problemas e pela degradação da imagem da companhia Sony junto do consumidor.
Se os preços não baixarem rapidamente, só devo poder comprar a PS3 daqui a três anos quando chegar aos 250 euros. Os senhores da Sony que me perdoem, mas não dou mais do que isso por uma consola, eu e muita gente, por mais autocarros e publicidade que façam. A não ser que me queiram oferecer uma. Aí o caso já muda de figura. Acções de caridade senhores da Sony, pensem nisso.

 
At 11:44 da manhã, Blogger bravojohny said...

A situação da PS3 foi ter entrado com tudo no assador e com aquela clivagem no preço para a 360 deixou sempre sérias reservas até mesmo dentro dos adeptos da Sony.
Mas esta última E3 ajudou a sossegar muita gente, e ao contrário de alguns vaticínios pós-lançamento, afigura-se uma máquina com muitos jogos, sem esquecer o Home que será o centro recreativo, mais denso que o Live da 360. Só este ano a oferta já é acima da média, com títulos como Heavenly Sword, Uncharted (tipo Tomb raider), e apesar dos problemas, até Lair pode ser interessante. Para 2008 haverá Metal Gear Solid 4, Resident Evil 5, entre outros. O final deste ano e o próximo serão elixir para a PS3.
Mas penso que em alternativa também deverias equacionar a aquisição de uma 360. Está mais barata, há por vezes incríveis promoções na Media Markt que compensam a deslocação para os mais distantes da loja. E já tens uma lista maior de jogos. Para mais acabou de sair a demo de Bioshock, um FPS delirante. E se gostas de jogos de carros Forza 2 é um autêntico RPG. Dura e dura e dura... Convém teres a consola ligada ao Live para poderes descarregar as demonstrações, vídeos, competições on-line, tabelas comparativas de pontuações. Como dizia noutro dia a um colega do 4 players a introdução do on-line nas consolas mudou totalmente o resultado global dos jogos. Por exemplo, em Forza 2, durante a corrida, já não corro só para ganhar. No final posso consultar a leaderboard e ver o meu resultado em termos mundiais e, comparativamente, com os amigos, aqueles que estão adicionados à nossa friend list.
Opção muito respeitável.

 
At 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por acaso até houve (ou está a haver) um roadshow da Wii pelo país... =P

 

Enviar um comentário

<< Home