Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Vida dificil para a PS3 no Japao; pos-lançamento



A consola PS3 da Sony foi lançada no Japão no final de 2006. Mas desde que foi posta à venda não tem sido entusiasmante a recepção que os jogadores japoneses e americanos lhe têm dispensado. Deixando de parte as centenas ou milhares de consolas que foram compradas num ápice com intuito de "revenda" nos sites de leilões de renome como ebay, as consolas saem dos retalhistas com frequência abaixo das expectativas para uma consola herdeira de uma marca de sucesso feroz no sector das consolas domésticas.
No caso do Japão, o cenário de vendas durante a época natalícia, ainda alargado por estes dias, é dominado em maioria absoluta pelas máquinas da Nintendo: a portátil DS e a doméstica e revolucionária Wii. São também os jogos para estas que encabeçam as preferências dos jogadores nipónicos. Títulos como Wii sports ou Wii play vendem abusadamente e relegam para plano inferior alguns dos títulos mais vendidos para a PS3. Mesmo Blue Dragon para a Xbox 360, que teve umas parcas semanas com alguma incidência nos tops nipónicos, queda-se agora por lugares mais distantes.
A situação da PS3 há umas semanas demonstrava dificuldades no escoamento da máquina. Caixas ficavam amontoadas à espera de compradores e nem mesmo algumas indicações publicitárias disponibilizadas pelos vendedores servem para convencer os jogadores nipónicos.
As explicações para esta situação de estagnação nas vendas no mercado forasteiro poderão passar pelo alto preço a que a consola é comercializada - a este capítulo não se ignore o significativo corte no preço da consola dias antes de colocação nas lojas -, falta de publicidade e propaganda da Sony à sua consola e também jogos pouco apelativos à comunidade gamer nipónica.

Mas convenhamos que esta situação espelha o lançamento normal de uma máquina. A situação foi similar na introdução mundial da Xbox 360 que também não logrou vendas estrondosas no período inicial de colocação. A tendência, já demonstrada em lançamentos anteriores e agora recapitulada, é mesmo para uma progressão sustentada e progressiva, apoiando-se na chegada de jogos mais distintos, variados e definitivamente elucidativos das capacidades gráficas das máquinas: os denominados "big-guns". Talvez com menos paralelo esteja a Nintendo Wii cujos factores preço e jogabilidade única estejam a despertar uma grande onda de adesão.
O passado está repleto de avanços e recuos. Refira-se que a Sega Saturn obteve nos tempos iniciais resultados globais superiores aos da rival PSX, mas graças ao apoio das maiores editoras de software e com auxílio de jogos exclusivos como a série Final Fantasy a Sega viu-se forçada a repensar a sua posição nas consolas, antecipando o lançamento da Dreamcast que levaria em poucos anos a companhia à ruína.

Vai permanecendo assim algo incerto o futuro e por isso não me quero colar a previsões para o final de 2007. Para a PS3, talvez o lançamento Europeu previsto com bastantes jogos disponíveis e de qualidade possa servir de estímulo ao puxão que se espera da máquina e sirva para retomar a senda das vendas nos outros pontos cruciais do planeta. Por agora as máquinas ainda estão ancoradas nas lojas. Algumas fotos.

Fonte e fotografias: Kotaku.





4 Comments:

At 11:30 da tarde, Blogger Starfox said...

O que se estava á espera do que é, e atrevo-me a dizer, dos piores Line-Ups de sempre para uma consola... em termos de gostos Japoneses...
...onde estão os RPGs?

 
At 11:24 da manhã, Blogger bravojohny said...

Faltam RPG's e os Narutos. Só RR já não chega e jogos de F1 aquecem as prateleiras.

 
At 4:09 da tarde, Blogger André Carita said...

viva bravojonhy! :)

devo-te dizer que sempre joguei em PC e nunca liguei muito ao mundo das consolas. contudo nestes ultimos tempos fui quase que obrigado a adquirir uma de forma a poder continuar a usufruir das novidades que eram produzidas exclusivamente para consolas. Optei pela xbox 360 e optaria novamente mesmo que já tivesse sido lançada a PS3. A questão que se coloca aqui nem é tanto qual das consolas é a melhor, porque ambas oferecem indiscutivelmente uma qualidade excepcional.
Acho que qualquer pessoa compra uma consola pelo tipo de jogos que essa plataforma nos oferece e é aí que a xbox ganha pontos! Para além de ser bem mais barata, ainda oferece uma panóplia de títulos bem interessantes como Gears of War (considerado o melhor jogo de 2006), Dead Rising, a saga Halo (um dos FPS mais jogados em todo o mundo), Lost Planet (uma das grandes promessas de 2007), Kane & Lynch (da mesma produtora de Freedom Fighters e Hitman), e ainda temos o jogo dos portugueses da Move Interactive, Ugo Volt que está a ser planeado para PC e Xbox360...

Quando olho para as novidades da ps3 não encontro nada assim tão vasto e tão interessante. Dá-me a sensação que os jogos foram atirados para 2º plano, dando ênfase a outro tipo de potencialidades da dita consola!

Um abraço bravojohny!

André Carita
http://pensarvideojogos.blogspot.com

 
At 10:17 da tarde, Blogger bravojohny said...

Viva André!

Eu começei por jogar em consolas. Lembro-me do Spectrum, máquina que nunca tive, mas alguns amigos emprestavam entre si muitas cassetes e como tinha contacto com eles fui conhecendo alguns desses jogos e outras máquinas de jogos até à altura da explosão do Game Boy monocromático. Também tive um nessa altura e cedo me despertou o interesse pelos jogos. Depois foram as máquinas de arcada, a Mega Drive e por aí fora.
Para PC começei a jogar mais tarde, em finais de 97, embora tenha experimentado outros jogos nos míticos 4-8-6. Mas na área do PC há grandes jogos, aventuras e FPS's verdadeiramente marcantes. De resto sempre me rendi mais às consolas pelo imediatismo e facilidade com que são acedidos. Só que é como dizes, hoje muitos exclusivos estão nas consolas, pela sua especifidade em correr bem videojogos e também porque o mercado está cada vez mais alargado e nunca como antes se venderam tantas consolas.
Acho que foi uma excelente opção a compra da Xbox 360. Comprei a minha em Outubro, ainda só tenho 2 jogos para ela (Gears of War e Project Gotham racing 3) ou 3 - se na próxima semana os correios se dignarem a entregar o Oblivion IV que encomendei da sendit -, mas também já estou a contar com o Lost Planet para um 2007 que promete títulos bombásticos. E depois há o Live que tem sido uma experiência fenomenal pela facilidade com que podemos jogar a qualquer altura com pessoas conhecidas.
No caso da PS3, a consola ainda está no início de carreira. Julgo que no mesmo período de vida que a 360 já passou virá a ter uma oferta de software relativamente similar e por isso poderão ser algo equivalentes no futuro. Este ano será decisivo nesse aspecto.

Já agora e se tiveres gamertag do Live da 360 adiciona-me à tua lista para participarmos nuns combates. xbravoj

Um abraço e obrigado pelo comentário : )

 

Enviar um comentário

<< Home