Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Battlestations Midway - demo xbox 360

No sábado à noite optei por deixar a Xbox 360 ligada a sacar o demo multiplayer do Battlestations Midway. São perto de 500 megas, mas algo compensadores atendendo que a demonstração possibilita jogar on-line num cenário de guerra.
Em termos gráficos as cenas de apresentação situam-se num bom plano, podendo ser facilmente considerado como um dos jogos de aviões mais vistosos no momento. Mesmo assim quando entrámos no jogo sente-se que alguns cenários poderiam estar mais completos e pormenorizados. A recreação de uma banheira hidrográfica também não é das melhores que já vi, ainda assim os aviões estão muito realistas, as frotas de guerra estão apetrechadas de todo o equipamento bélico, há soldados que circulam nas plataformas dos porta-aviões e ajudam a conferir um ambiente muito realista e dinâmico com alguns caos à mistura cada vez que um navio se presta a afundar no Oceano Pacífico.
Ao jogador compete assumir o controlo de um navio, podendo ser um porta-aviões ou fragata de combate. Numa destas o jogador terá de conjugar esforços para abater os aviões rivais que rasgam os céus. Há metralhadoras e canhões ao dispor para as fragatas e tendo escolhido esta opção não será possível recorrer aos aviões. Estes podem ser utilizados no combate para quem optou por comandar um porta-aviões. As máquinas voadoras estão alinhadas no interior do navio e com uma simples opção são levados para a plataforma de lançamento. É este complemento que há no jogo, a possibilidade de assumir o controlo total do porta-aviões.

O combate aéreo está pejado de aspectos relativos à época. Nos comandos de um bombardeiro é possível sobrevoar navios e nesse instante largar uma bomba de grande detonagem, enquanto que nos caças o melhor combate faz-se à procura dos outros adversários procurando abatê-los com o uso da metralhadora. Alguns aviões pegam fogo, largam fumo e vão perdendo altitude até se despenharem na água, outros explodem no ar, deixando riscos escuros no céu.
Controlar um avião não é muito diferente do que é revisitado em jogos como Ace Combat, mas aqui tem de existir particular atenção ao combustível. Algum descuido e perda de tempo nas manobras ofensivas pode fazer acabar o fornecimento de alimentação ao motor. Uma aterragem imediata no porta-aviões para reabastecer é algo a ter sempre em conta.

A música, como é de esperar em jogos que se debruçam em partes específicas da segunda guerra mundial, é muito clássica e cinematográfica bem ao jeito das películas que abordam combates navais e aéreos.

Quanto aos jogadores que se apresentam on-line há uma máximo de quatro contra quatro com possibilidade de comunicação via head-set. Depois de entrar para uma sala só terá de escolher a fileira: defender a pátria norte-americana ou o império do sol nascente.