Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Sobre a blogosfera

uma leitura altamente recomendada às "notas[muito certeiras e realistas] sobre a cultura de blogue" que Pacheco Pereira escreveu no Abrupto.

10 Comments:

At 10:31 da tarde, Blogger Mandalorian said...

Não levem a mal o que vou dizer, mas o blog está uma granda salganhada. No artigo acima deste há um espaço enorme entre a imagem e o texto. Já não é a primeira vez que isso acontece. Não custa nada um gajo corrigir. Até mesmo neste sobre a blogosfera as coisas não me parecem bem. É uma critica construtiva. O vosso blog é interessante, mas está muito desleixado em termos visuais. Os olhos também comem. Keep up the good work.

 
At 11:49 da tarde, Blogger Starfox said...

E haver um espaço entre texto e imagens estraga um blog de que maneira? Sou um Engenheiro Informático, não um Web Designer no Desemprego.

O Formato HTML difere no IE para o Mozilla Firefox, sempre que vês logged out ou signed In altera o visionamento do conteúdo. Não podes esperar que esteja sempre tudo perfeito.
Isto é um Hobby, não é um emprego.

 
At 12:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O espaço entre a imagem e o texto não estraga o blog, dá é um ar desmazelado à coisa. A desculpa do formato HTML ser diferente no IE ou no Mozilla não pega. Olha o espaçamento no artigo acima foi corrigido. Se calhar até foste tu que corrigiste. Não se trata de ser um hobby e nem se trata de ser um Web Designer no desemprego, mas sim de se ter algum gosto naquilo que se faz. Eu tb não sou nenhum web designer mas sei ver quando as coisas estão muito atafolhadas.
Épa é uma critica construtiva. E tou a criticar porque gosto de ler o que vcs escrevem, se não estava-me a cagar.

 
At 1:38 da manhã, Blogger Starfox said...

Não não é, é impossível dizer com certeza se a formatação está certa, principalmente depois de teres feito um log on (e claro ter escrito algo no blog) não sabes se o que foi escrito está correcto ou é mesmo assim para o signed off, dado que acabas-te de fazer o log on.
Acaba por dar muito trabalho porcausa da formatação.

Não é desleixado, têm erros, se fosse desleixado, não teria sempre a mesma estrutura das entrys.
Tal como tu metes títulos texto e video, aqui é quase sempre a mesma estrutura...
Eu sei que é uma critica construtiva, mas isto são erros muitas das vezes fácil de detectar... para quem está de fora.
Acredita... ou não.

 
At 12:45 da tarde, Blogger bravojohny said...

Mandalorian a tua crítica merece concerteza a nossa atenção. Já em momentos anteriores eu e o Starfox tentámos alterar o layout do blogue até para lhe dar um outro visual, mas das experiências os resultados não foram os melhores e em certa medida até ficava mais feio o visual. A minha entrave é que não sei lidar absolutamente com HTML e como se o fizer de certeza que sai asneira, tenho deixado ficar assim.
Temos sempre a preocupação de ter algum cuidado e organização na criação dos posts para não criar discrepâncias entre texto e imagem, se bem que este último vídeo do gametrailers esteja bastante avantajado.
E o Starfox também referiu outro aspecto que faz diferença, a utilização do tipo de browser. Como browser costumo usar sempre o Safari, mas quem vê o blogue pelo IE, Mozzila ou Opera poderá visualizar o conteúdo de outra forma e notar mais as discrepâncias.
Vamos ver o que se pode fazer e também ter mais algum cuidado na composição visual dos posts.
Obrigado!

 
At 1:21 da tarde, Blogger Starfox said...

Eu bem queria, mas na Gametrailers não têm versões do Player com metade do tamanho, o de origem têm é a opção de ecãn inteiro. Mas, quando passar para baixo já fica sem sobrepor ao texto informativo de lado.

 
At 1:57 da tarde, Blogger bravojohny said...

Calculei isso Fox. Os vídeos do Youtube é que ficam mais dentro das margens, mas é isso, à medida que for descendo não estorva os links ou textos à direita.

 
At 1:28 da manhã, Blogger Mandalorian said...

Ok mas não é preciso mudar o visual do blog, basta acertarem com o espaçamento das imagens, e o texto se ficar justificado também ajuda a dar um outo ar ao blog. Isto são coisas fáceis de se fazer. Não é preciso haver renovações em termos de design e layout. Por exemplo o post "Nocturnus" tem um bom espaçamento entre imagens e texto, mas o texto não está justificado. Já agora bom post o Nocturnus.

Em relação ao tamanho do ecrã dos videos experimentem no código html mudarem os valores de height e width. Por exemplo no meu blog ponho quase sempre estes valores: width="400" e height="325". Estes codigos HTML aparecem 2 vezes em qualquer tipo de videos flash e têm que pôr os mesmos valores nessas 2 vezes. Depois é uma questão de verem se o tamanho está ao vosso gosto. Espero ter ajudado.

 
At 4:54 da tarde, Blogger bravojohny said...

Mandalorian obrigado pelas críticas, pois foi devido a elas que estive agora a mexer nas opções para encontrar a hipótese de justificar o texto e já o fiz no post acima. Às vezes ficava assim, sem que houvesse essa preocupação de deixar os posts mais asseados.

Gostaria também de alterar o layout do blogue e melhorar o design mas de HTML não sei nada e as alterações para outros "templates" do blogger também não são nada de especial.

E tens razão quanto ao tamanho dos vídeos. Uma vez coloquei um do youtube com dimensões extraordinárias para a linha de texto no blogue. Mexi nesses parâmetros e consegui enquadrá-lo com sucesso.

Obrigado pelas dicas Mandas.

 
At 3:05 da manhã, Blogger Mandalorian said...

Vês como tem um ar muito mais limpo. Agora sim o blog está mais bonito, até dá gosto ler.

 

Enviar um comentário

<< Home