Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

domingo, agosto 06, 2006

Máquinas de marketing/facturação

Concerteza que são o mais directo rival das produções independentes, estas livres para escolha e decisão, por isso e na maior parte das vezes, ostracizadas quando não acompanhadas do forte poder de divulgação.
Que continua a passar pelas cadeiras de cinema, pelas canecas de café, pelas mantas de cama, lençóis, relógios, bonés, t-shirts, pastas dentífricas, sumos, cereais, livros, action-figures, máquinas fotográficas, DVD's, etc...
É uma máquina de publicidade suprema, capaz de organizar a venda fácil em todos os sectores, e que imediatamente transpõe o produto alvo no centro gravitacional, orbitando em redor, pelo fatalismo do carácter temporário, jogos do género pastilha elástica.
Sejamos claros. A maioria dos jogos derivados das películas cinematográficas de verão não chega a ter arte ou engenho suficientes. Isto porque os produtores limitam-se a reproduzir um trabalho preparado a cuspo e martelo em condições severas de tempo.
-Tens X meses para meter as personagens em roptura com a elite vilã, uns quantos polígonos vistosos para que os miúdos possam pedir aos pais depois de sairem das salas de cinema e curtir, se até nem forem os velhos os principais impulsionadores!
Em traços gordos, é este o discurso típico escutável nas chamadas telefónicas entre executivos das grandes editoras.
O resultado publica-se, numa questão de meses, nas tabelas de vendas de software. Os jogos derivados de filmes aguentam-se inflexíveis no topo da lista, por semanas, e semanas a fio.
Para isso também contribui a guarida fácil nas revistas de generalidades com forte saida nos escaparates. Pequenos comentários aludem ao interesse pelo jogo, emuldorando-o como a grande alternativa para o verão. Acrescente-se a batidela nas costas a alguns analistas de mercado, para serem toleráveis com as falhas do jogo e lá fica atirada a rede curta para que nenhum peixe miúdo do mar possa escapar.
Há excepções; algumas obras jogáveis que até perfazem um sentido mais apurado que o simples decalque. Lembro-me de repente do Lego Star Wars. Uma parceria entre a Lucas Arts e a companhia Lego, que se revelou bem sucedida através de traços humorísticos que os bonecos são capazes de emprestar pela sua postura sonsa, non sense rebuscada e roliça. Mas até este é um caso atípico precisamente por envolver uma parceria. Dentro do comum ficou o degenerado Star Wars.
Este verão há mais pastilha elástica a distribuir. E cara.