Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

domingo, setembro 17, 2006

O Sol



Ontem um novo jornal irrompeu pelos escaparates, um semanário de cariz político, mas suficientemente abrangente e lato para abarcar outros assuntos de interesse relevante como a economia, sociedade, desporto, ciência e cultura. Um jornal que resultou de divergências internas no Expresso, em concreto no cansaço de José António Saraiva pela rotina de 15 anos no posto que Pinto Balsemão lhe confiara. Inclusivé o ex-director houvera apresentado em Maio de 2004 a ideia de desenvolver um jornal concorrente ao Expresso, mas situado dentro do grupo de Pinto Balsemão. Todavia tal proposta não teve por este qualquer acolhimento. Para o líder do grupo não fazia sentido estabelecer uma via de concorrência interna ao Expresso, tanto mais que outros jornais de fim-de-semana como o Independente e o Semanário balizavam de certa forma essa medição de forças.
Determinado a mudar de ares José António Saraiva viria a ter outros companheiros solidários com a sua pretensão, nomeadamente Vítor Raínho e outros sub-directores do Expresso como José António Lima e Mário Ramires. Em surdina foram alimentando o propósito num edifício cedido pelo BCP através de reuniões sucessivas com principais parceiros e financiadores do projecto. Concluído todo o processado que dizer desta nova proposta de leitura para fim-de-semana?
Desde logo o preço nos 2€ é suficiente para levar à compra. Mais barato que o Expresso e pouco mais caro que um diário como o Público acredito, no entanto, que esta seja uma manobra de convite à leitura. Sem um aumento do preço para as próximas edições o jornal só poderia sobreviver à custa de mais de 200 mil exemplares vendidos. É natural que a primeira semana possa servir de algum interesse pela novidade, mas a seu tempo vão diminuindo os leitores até à faixa dos indefectíveis.
Quanto ao formato do jornal não há vantagem sem senão. Se por um lado o caderno pincipal encolheu o tamanho para uma página A3, mais fácil de folhear e ter nas mãos também é verdade que o espaço à escrita é menor em comparação com o espaço dedicado à imagem. Menos escrita significa menos investigação ou desenvolvimento da notícia, logo torna mais fácil a leitura dos conteúdos, necessariamente mais leve para qualquer um. Neste caso o termo comparativo será sempre o Expresso, mas esse também encolheu e ainda não tive oportunidade para ver o novo formato.
Em termos de organização há uma grande similitude com o Expresso. A organizaçao das caixas de leitura, a permanência do sol (alto) e sombra (baixo), as colunas de opinião tornam o caderno principal muito próximo do concorrente.
A presença de uma revista debruçada sobre temas ligados à sociedade, a "Tabu", e o "Confidencial", suplemento dedicado à política e negócios completam, com acrescento de um livrete para cultura, TV e guia de espectáculos, o semanário.
Só as próximas edições poderão acrescentar algo mais à estrutura do novo semanário em termos de ser percebido como um real opositor ao Expresso pugnando por isenção e investigação relevantes sem o objectivo primordial das vendas a qualquer custo.
Comprei o jornal por volta das treze no quiosque ao fim da rua. Por sorte era o último. Disse-me o senhor que de 500 expressos já estava tudo vendido, assim como o Sol.

3 Comments:

At 9:29 da tarde, Blogger Starfox said...

O Expresso... parece A2 ao alto... mais fácil d eler o caraças...
Foi a primeira vez que o comprei, e nunca tive que arrancar tanto suplemento até chegar a uma miséria que aparentava ter 14págs de Jornal :S

Só comprei pelo DVD, e não compro nunca mais, nenhum suplemento vale 3€

 
At 1:36 da manhã, Blogger bravojohny said...

Também concordo. Uma vez até o chamaram de Espesso.
Mas olha que antes era o dobro do tamanho. Os sem abrigo agradeciam umas páginas.

 
At 8:30 da tarde, Blogger Starfox said...

Lembro me d eusarem a expressão do "Espesso"... agora percebo. :D

 

Enviar um comentário

<< Home