Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

sexta-feira, maio 04, 2007

E já vão tendo casa


as pessoas que estão inscritas na SCEE como beta-testers, isto porque o serviço Home, na versão experimental (beta), está disponível para download, desde há poucos dias, numa fase ainda restrita. Por enquanto o acesso é admitido aos europeus e norte-americanos, sendo ,todavia, esperado que a partir de Julho próximo seja dada sequência à segunda fase do programa de testes do Home, num momento de abertura a qualquer possuidor de uma PS3 ligada à rede, devendo para isso manter atenção ao site do Home beta para realizar a tempo uma inscrição válida.
Como é normal nestas situações experimentais, a Sony pede aos inscritos como beta-testers que forneçam indicações e detalhes para melhorar o serviço, seguindo o encontro daquilo que são as melhores perspectivas, nomeadamente os afazeres, máquinas de diversão, visualização de imagens, vídeos, imensos conteúdos que serão acedíveis dentro da casa de cada um.
Será então no último trimestre deste ano que o Home ficará completo e apto para distribuição final.
Vejo com bastante optimismo o serviço Home, aquilo que durante a recente GDC Phill Harrison aproveitou para integrar no conceito Game 3.0. Do ponto de vista da estrutura o Home resulta de uma simbiose dos serviços apresentados pela concorrência; por um lado os Miis ( Nintendo Wii), por outro os achievements (Xbox 360). Com efeito, o aplicativo Home permitirá aos possuidores da PS3, a partir de figuras muito realistas e em cenários tridimensionais, a partilha e troca de informação, que mais não são desígnios convergentes com o sentido da proliferação dos blogues e outros como google, e youtube.
Um dos critérios decisivos no Home é a criação de um perfil tridimensional dedicado à exploração de um mundo virtual, partilhado por milhares de jogadores. Nele ficarão disponíveis fotografias, músicas e vídeos a descarregar para um apartamento individual, pejado de televisores "Sony Bravia". Qualquer pessoa poderá visitar o espaço e solicitar a visualização dos conteúdos.
É uma finalidade que poderá trazer bons resultados. Quantas vezes sucede que não apetece jogar e temos vontade de circular por vários ambientes para ver as novidades, conversar com outros jogadores, visualizar vídeos, ouvir músicas e sempre com a forte probabilidade de vermos algo diferente em cada visita já que a composição e transposição dos conteúdos para o mundo virtual fica também a cargo dos jogadores.
Será difícil existir alguma saturação ou cansaço após muitas visitas e passeios pelo espaço. A possibilidade de ver coisas novas, fotografias que queirámos colocar no Home, vídeos, achievements, são ímpetos que motivam o interesse constante no acesso ao aplicativo. O sucesso deste serviço fica assim muito dependente da forma como a Sony dará a iniciativa aos seus utilizadores para que estes possam moldar os espaços a seu gosto.