Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

domingo, abril 29, 2007

Obrigado Senhor Kutaragi!

Foi uma das notícias que marcou definitivamente os acontecimentos nos últimos dias; a saída de Ken Kutaragi prevista para Junho próximo (dia 19) das funções de CEO (director máximo) da divisão de entretenimento da Sony.


As opiniões dividem-se quando às razões que terão fundamentado esta saída - terá sido uma demissão ou um "convite" ao abandono das funções? Em termos gerais e na comunicação da Sony, está assente o fim da colaboração do Kutaragi para empresa em termos executivos. Basicamente é esta a explicação. Certo é que chegará assim ao fim um dos mais espantosos exercícios de gestão e liderança de uma empresa que transformou o panorama e indústria dos videojogos.
Quando o Engenheiro Kutaragi chegou à Sony, cedo demonstrou interesse em canalizar e averbar recursos suficientes que permitissem à marca uma entrada na área dos videojogos, em parceria ou por si, numa iniciativa a solo, que, como sabemos, culminou com a criação da Playstation, a consola que secou imensos projectos paralelos, descontinuando muitas consolas, levando a Sega à falência técnica e motivando a Microsoft a tomar iniciativa no mercado dos videojogos domésticos. A criação e desenvolvimento de consolas como a PSX e PS2 projectaram a Sony como marca dominante, reorganizando a estrutura da concorrência e de certa forma moldando aquilo que é a era moderna dos videojogos. Ficam os dados finais com mais de 200 milhões de consolas (PSX e PS2) vendidas em todo o mundo e também mais de 2 mil milhões de jogos. Números impressionantes que não podem ser silenciados numa fase de menor incremento. É certo que Kutaragi é o grande mentor da PS3, ficando por isso ligado à forma como a máquina progride no mercado, mas também sempre foi seu desígnio projectar sistemas que se tornassem autênticos centros multimédia para entretenimento a ocupar lugar primordial em cada lar. É prematuro avaliar o sucesso final da PS3, o percurso encetado ainda é longo, mas a ironia talvez esteja na rival Nintendo. Se por um lado a ascenção da Sony coincidiu com a fase descendente da Nintendo após lançamento da N64, também agora, a fase menos suculenta para Kutaragi seja a melhor para a Nintendo, com a DS e Wii nos picos das vendas.
Kutaragi foi, na assumpção das rédeas da SCEI, um visionário e um grande estratega. Terá exagerado algumas vezes a forma de expressão e possivelmente por não querer compreender bem a concorrência terá sentido alguns espinhos. Contudo, tais imputações vindas do exterior, para mais assacadas num momento de maior vulnerabilidade, só motivam a recordação daquele que é por muitos considerado o pai do "modern gaming".
Diz a Sony que ele permanecerá como membro honorário. Mas sem quaisquer funções de natureza executiva, está livre para realizar os seus projectos.

Já agora, a Eurogamer tem um extenso e detalhado artigo sobre a actuação de ken Kutaragi como CEO da Sony Computer Entertainment. Leitura muito aconselhada.