Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

terça-feira, maio 01, 2007

Ninja Gaiden Sigma - impressões de uma demo

e vídeo comparativo com o clássico Shinobi, via Sega Nomad.

Desde a semana passada que está disponível para download a demo de Ninja Gaiden, um dos títulos disponíveis para a PS3 a partir de Setembro próximo. A julgar pelo revelado ao longo de um nível mais possibilidade de registo on-line da pontuação, somando também um nível especial com a Rachel (survival), NG pode vir a ser um dos jogos do ano.

É incrível a facilidade com que a Team Ninja (da Tecmo) se adaptou à estrutura da PS3 e, se seguramente não aproveitaram o que de melhor a PS3 tem para oferecer, já podemos começar a antever novos produtos ainda mais evoluídos e melhorados.


O nível apresentado é o mesmo de Ninja Gaiden para a Xbox, mas tudo foi largamente melhorado, desde a caracterização da personagem, à rapidez de acção, aos gráficos, factores que só podem ser elencados a partir do momento em que o jogo corre a 60 fps e 1080p de resolução, aspectos a beneficiar pelos possuidores de um grande e full HD televisor LCD.

A jogabilidade é um primor. Muito fácil e intuitivo movimentar a personagem para onde queremos. Há inclusivé a opção de visão na primeira pessoa para observação do ambiente ao redor, bastando pressionar o analógico direito para dentro. Aliás a utilização simultânea dos dois analógicos para movimentar a personagem e rodar a câmara para onde pretendemos é extremamente eficaz. A execução dos combos é assim a primeira adaptação e treino a encetar. São muitos e variados, e para não bastar algumas técnicas de luta logo disponibilizadas de início, ao longo do jogo, vamos recebendo novas instruções, com ataques mais poderosos e vistosos.

Visualmente tudo é muito detalhado, até ao pormenor de ver os shurikens espetados na madeira, mas aquilo que mais ressalta é a renderização do cenário e da personagem, sobressaindo o brilho do trajo de guerra, as paredes que se mostram rugosas, o contraste e imensidão de cores, proporcionando locais muito vivos e realistas.

Ninja Gaiden faz naturalmente lembrar muito um Dead or Alive da nova geração, mas sem o espartilho do ring de luta. É uma aventura da qual a personagem progride por diferentes áreas, interagindo com muitos elementos.
À mercê está um conjunto significativo de espadas, desde matracas até uma espécie de katana enorme manobrável com as duas mãos. Sendo mais pesada, também a personagem sente mais dificuldade para a execução dos movimentos, ficando mais lenta, ao passo que no uso das matracas p.ex., é incrível a rapidez de movimentos. Mas não se julge que é fácil eliminar os Ninjas mais poderosos. O sucesso no jogo fica muito dependente da articulação, defesa, contra-ataque e ataque. É fundamental recuperar dos ataques dos inimigos, dado que por vezes a personagem é flanqueada com facilidade contra um vasto grupo, sem esquecer a terrível "boss fight" que exige grande atenção aos momentos de ataque e defesa.

Não foi há mais de um ano que a Team Ninja anunciou o desenvolvimento de Ninja Gaiden Sigma para a PS3 e se até agora completou com este sucesso uma demo, tudo faz crer que o produto final pelo menos estará ao mesmo nível ou ainda melhor. Mais um jogo impresindível a juntar a Heavenly Sword e Lair. Não falta muito para que a PS3 venha a entrar na lide dos grandes jogos.


Escolhi o Shinobi para introduzir a comaração com Ninja Gaiden, por ser outro jogo, de uma outra década, em que uma outra personagem Ninja foi protagonista num título de acção e aventura, naquele que é entre outros como Streets of Rage e Golden Axe, um dos melhores jogos para a Mega Drive. Shinobi foi outro título viciante, também ele frenético q.b. e detentor de imensa jogabilidade.


Escrito hoje no fórum Insertcoin.