Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Quando o Aprendiz ultrapassa o Mestre...

É raro deparar-me com situações como a próxima, mas já cheguei a estar diante de pequenas obras amadoras inspiradas pela qualidade do título original, mas não passavam disso, pequenas obras... mais um esforço pela devoção ao original.
Isto até ter deparado com o flashP0rtal, uma versão Freeware e feita por amadores com base no jogo P0rtal da Valve. Acontece que apesar de ter gostado da história bastante engraçada e alguns excelentes momentos do título original, os verdadeiros melhores momentos do jogo original não eram propriamente os que deveriam ser... os Puzzles e a sua engenhosidade graças ao uso da mecânica dos portais. Apesar de satisfeito dei-me interessado em mais substância onde trincar o dente, isto até deparar com a versão 2D e que vive dos Puzzles, que é este fP0rtal... é uma transição perfeita do 3D para o 2D, mantendo em funcionamento todas as regras do jogo original, só que com o dobro dos níveis e o dobro do vício (um ritmo de jogo muito mais acelerado).

Considero-o o melhor jogo Flash até ao momento, e nada melhor que experimentarem, só precisam de ter em conta os botões do rato para a criação de portais e o [F] para apanhar objectos, neste caso os "famosos" cubos de companhia :)
Boa Jogatana.

3 Comments:

At 12:29 da tarde, Blogger Dieubussy said...

Existe um poder de sedução inegável na simplicidade de uma experiência, um cenário do qual a maioria dos videojogos existentes se distancia. Não por preferência dos game designers, outrossim pelo exagerado nível de exigência que a crítica e a comunidade dos jogadores têm vindo a impor: "mais" significa melhor, conceito altamente distorcido e punível.

Para jogadores da "velha guarda" como nós, o regresso às raízes e elementaridades é o alívio necessário face à pressão da desmesurada complexidade dos jogos de hoje. Demasiados objectivos simultâneos, demasiados detalhes gráficos e sons reproduzidos de todas as direcções sobrecarregam a nossa atenção e distraem-nos do que é realmente fulcral. Daí o regresso às origens e o crescente apreço por jogos como estes.

Tão apenas ouso sugerir mais uns poucos exemplos de jogos Flash de relevo.

ORISINAL
www.ferryhalim.com/orisinal/
BLOXORZ
www.albinoblacksheep.com/games/bloxorz
flOw
http://intihuatani.usc.edu/cloud/flowing/

Parabéns pelo belíssimo blog.

 
At 9:53 da tarde, Blogger Starfox said...

Muitíssimo obrigado pela visita.
O playmorevideogames deve grande parte da sua existência pela vontade de criar um espaço de opinião por um outro escriba, o bravojohny, esse sim coleccionador e mais apreciador de retrogaming.

Quanto a este título, no meu caso gosto de ambos os mundo e nem sou grande apreciador, logo ter ficado de queixo caído com este título, só demonstra a sua qualidade.

Obrigado pelos Links, já conhecia o Winterbells do orisinal que gosto bastante pela simplicidade e ambiente relaxante e o Fl0w, que gerou uma versão na PSN da Sony.
O último grande jogo Indie que joguei(apesar de não ser freeware) e não posso esperar por uma terceira sequela é o samorost 1/2.

http://www.amanita-design.net/samorost-1/
http://www.amanita-design.net/samorost-2/main.swf

 
At 11:24 da tarde, Blogger Dieubussy said...

Sim, conheço Samorost, é um jogo premiado e justamente. Extremamente original e inteligente.

Neste momento jogo DEFCON no PC, da Introversion Software, criadores de Uplink e Darwinia. Um pequeno jogo de um estúdio independente que me tem fascinado imenso pela sua referência a um determinado estado de espírito do período da guerra fria - já para não falar de uma determinada cena de um filme clássico dos anos 80!

 

Enviar um comentário

<< Home