Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

domingo, novembro 11, 2007

E que tal as últimas novidades?

Sim, há muito que já não passava por aqui. Deixei temporariamente as actualizações muito por força de outros imperativos que manifestamente se incompatibilizaram com o tempo que cada teria de gastar à frente do monitor deste portátil.

Uncharted


De qualquer modo hoje é um dia assinalável. De manhã cedo a minha PS3 acabara de efectuar o download da demonstração de Uncharted e assim sobraram motivos para acorrer imediatamente à consola e dar conta de um dos melhores jogos para o período natalício que terão à disposição os utilizadores da PS3.

A demonstração é bastante boa, mas não permite perceber inteiramente qual a direcção final do jogo. Ainda assim é fácil distinguir 3 vertentes muito sólidas. Por um lado uma componente de exploração que lembra jogos como Tomb Raider no recurso aos saltos e outros elementos do cenário cuja descoberta é essencial para a progressão. Depois a parte do combate aberto junto de inúmeros inimigos que surgem de todo o lado e por fim a técnica de refúgio atrás de rochas e paredes para contra-atacar os inimigos, muito na base de Gears of War, embora as semelhanças entre os dois jogos residam fundamentalmente nesse aspecto. A partir daí Uncharted parte para uma outra narrativa, na qual a nossa personagem é vista inicialmente a tripular uma avioneta em direcção a uma ilha, onde estará ocultado um misterioso tesouro.

Os pormenores da trama ficam para outra altura. Mas o que vai estalar no ouvido é a conversa em português logo de início. A localização daí para a frente é boa e tem qualidade, mas no decurso dos combates as expressões soam algo repetitivas, embora nada de preocupante.

O grafismo é um luxo, para mais num cenário verde, paradisíaco, com um fantástico contraste. E nisto a frame rate é muito estável. As texturas são muito boas e não vislumbro ali recurso a técnicas para suavizar a elevada renderização. O motor gráfico é mesmo do melhor. A física de jogo também parece muito consistente se bem que a personagem poderia ser algo mais pesada. Fica a impressão que é muito "levezinho" a trepar paredes.

Não levará muito tempo até acabar a demo e ficar a desejar por mais. A maior parte do tempo perde-se nos combates, difíceis por vezes, mas desejo que no produto final haja uma boa articulação entre exploração e combate. Uncharted permanece como uma das grandes esperanças para a PS3 passar o período de Natal, não esquecendo as localizações, factor de aproximação às comunidades de jogadores, principalmente em Espanha onde as dobragens são levadas muito a sério.

A demonstração termina em pouco mais de 15 a 20 minutos de pausada exploração. À parte outros factores que só poderão ser devidamente ponderados a final, é possível garantir que em termos gráficos o jogo está na linha da frente. A cena inicial é de uma realização bastante cnematográfica com rostos das personagens muito detalhados e expressivos.
Se a impressão inicial é boa, só falta dar sequência até Dezembro, quando o jogo chegar às lojas.

Sega Rally


Arrisco-me a dizer que é o melhor jogo arcade de automóveis do século XXI. Incrível como por detrás de uma fórmula simples, que poucos tendem a levar a sério, se esconde um jogo absolutamente viciante e de um gozo incomum. É verdade, o segredo deste jogo está na aderência e inércia. A forma única, um prazer que é fazer deslizar com mestria as potentes bestas de rally (de várias categorias) ao longo de fabulosas pistas de índole diversa como terra batida, lama, cascalho e neve espessa com efeitos notórios na deformação do percurso, aspectos totalmente conjugados em cada corrida. A dificuldade das corridas em single player, lá para o final obriga a rodar nos limites colocando pé na tábua, fazendo desta uma experiência única.
Isto é o Mario Galaxy. 12 anos depois Sega Rally sofre uma revolução e usurpa o que de melhor a presente geração de consolas tem para oferecer.



2 Comments:

At 7:30 da tarde, Blogger Dieubussy said...

Fiquei surpreendido pela crítica positiva a SEGA RALLY, jogo que joguei e achei se encontrar absolutamente conformado com o seu nível mediano. Mas é sempre bom ver uma resposta positiva a um jogo da (nova) SEGA como admirador de longa data do trabalho dos seus múltiplos estúdios.

Ainda me recordo de quando vi Sega Rally pela primeira vez…! Depois de já termos passado por situações destas na nossa vida, torna-se mais difícil regressar a esses momentos de revelação e iluminação, pelo menos de forma tão dramática como estes foram vividos nos velhos dias.

Já Uncharted promete bastante como uma experiência essencialmente visual capaz de redefinir os limites de recriação de cenários naturalistas e a animação de personagens antropomórficas. Se o gameplay está ao nível das demais componentes técnicas, isso já é outra questão. Mas tudo aponta para que sim segundo a demo. Bom estúdio, a Naughty Dog…

 
At 12:25 da tarde, Blogger bravojohny said...

Quanto a mim o Sega Rally é um dos melhores jogos de automóveis no mercado, com todo o estilo Sega de sempre, e capitalizando uma série de novidades que só a next-gen de consolas pode permitir como a deformação da pista (com consequências notórias) e um grafismo soberbo.
Tendo interesse no jogo siga por aqui a análise que escrevi para a ENE3.
http://www.ene3.com/archives/019683.html#more

Já o Uncharted está prestes a chegar. É na próxima sexta-feira, dia 7, que vamos poder acompanhar uma grande aventura.

 

Enviar um comentário

<< Home