Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

terça-feira, abril 25, 2006

Retro gamer - uma tentativa para a sua definição

Andava eu ontem pelo fórum Mconsolas quando um tópico sob a epígrafe "o que vos leva a ser retro gamers?" me chamou a atenção.
Avancei para a leitura dos diversos posts que os users iam colocando sendo que deparei com a seguinte afirmação do utilizador Leinad:
"Acho que é importante saber distinguir os retro gamers, os verdadeiros, daqueles que estao so agora a descobrir os jogos antigos e por isso se julgam retro gamers. Os verdadeiros retro gamers sao aqueles que jogaram os jogos, na época mesmo!"
Esta é uma linha de raciocínio que por vezes ganha consistência entre alguns adeptos do coleccionismo. Ser-se retrogamer aquivale portanto a possuir atestado de competência daquilo que se provou. Teria de se viver a época. Não perfilho esta definição. A meu ver qualquer historiador não teve de conviver com centuriões romanos ou faraós egípcios para obter licenciatura em História. Para o efeito seguramente estudou, pesquisou, investigou e trabalhou em cátedras que lhe permitiram solidificar conhecimentos a respeito da área em questão. Por certo não teve de presenciar "in loco" os acontecimentos da segunda grande guerra para compreender as ideologias opostas.
O elemento primordial para se integrar no âmbito de retro gamer é contactar com os elementos objectivos do género, seja através da experiência, do simples contacto com os jogos de outra época, seja através da leitura de peças escritas reveladoras da forma como então eram produzidos jogos, etc. A partir daí e tendo o jogador interesse tal, formam-se os elementos complementares para preencherem o conceito. Ser-se capaz de perceber os diversos géneros de jogos, entender os seus esquemas e nutrir um interesse bastante que leva a pessoa a jogar de forma diligente e interessada uma obra acabada de sair ou outra com dez, quinze ou vinte e cinco anos sobre a capa de jogo.
Falta-me agora algum tempo para continuar a desenvolver o tema, embora não seja de descurar mais alguns enxertos a que darei nota noutros posts.

Reservo ainda a atenção para o significado do termo Retro Gamer na Wikipedia. Lá caracterizam como um hobbie, um passatempo, embora seja uma definição algo vaga e com sentido lato.
Curioso é constatar que Retro Gamer é usualmente empregue no Reino Unido, sendo Old School Gamer o termo preferencial nos EUA, o mesmo que adoptamos para baptismo do blogue. E para tradução em português opto por Jogador da Velha Guarda.

Para depois fica saber se é requisito do conceito de Retro Gamer jogar nas consolas originais ou através da emulação, fenómeno recente.