Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quarta-feira, maio 03, 2006

Saw - Enigma mortal



Saw.. uma espécie de soco que nos atinge no estomago com a máxima forçá, quando estamos distraidos. Esta será uma boa maneira de descrever este filme que me encantou. Vi-o recentemente, depois de passar a febre inicial que rodeou a sua estreia. Aluguei-o e coloquei o DVD para ver um filme com baixo custo de produção, eram estas as minhas expectativas. Largamente superadas, aliás, após 20 minutos de filme estava colado ao ecrã como se de uma droga se tratasse. A história é simples, dois homens acordam no chão de uma casa de banho acorrentados á parede. Um jogo, é disto que se trata, para sairem de lá tem que resolver um enigma, não o vou contar para não estragar a surpresa a quem ainda não viu o filme, mas a história começa a ser dada ao espectador ás colheres, como se de comida se tratasse, pronta a ser degustada, apreciada e saboreada até ao fim.
No caminho para o desfecho, são-nos contadas as outras histórias que estão por trás, a prova como o médico e o fotografo (os dois homens que estão acorrentados) não se encontram ali por acaso e que tudo aquilo faz parte de algo maior, muito maior. Aliás é tão grande a trama do filme que só no final é que nos apercebemos de como o argumentista andou a brincar com a nossa mente.
Nos extras que contém o DVD e que eu vi no final, descobrimos que os argumentistas que tem papeis duplos no filme, um argumentista é o actor que está preso á parede e o outro é o realizador venderam o argumento e conseguiram o escasso dinheiro apartir do nada, e realmente tenho que concordar em pleno com o que eles dizem, a violência, o horror do filme está feito na nossa cabeça, eles não nos oferecem sangue gratuito, chacinas, nada, o nosso cerebro é que é tão perverso que se encarrega de o fazer.
E acaba com chave de ouro, com um final que surpreende qualquer um, um final que sinceramente é tão simples que não lembra a ninguém. Está tudo tão bem arranjado que só tenho a dizer bem do filme. Mas principalmente tiro o meu chapéu a quem o escreveu. Pessoas como tu e eu que tiveram uma ideia e foram atrás dela. Realizou-se e criaram um sucesso tão grande que já deu origem á sequela.
Saw II sai em DVD dia 04.

Game Over!

2 Comments:

At 9:37 da tarde, Blogger bravojohny said...

Já me falaram deste filme há uns tempos, muitos gostaram imenso. Como nunca vi fiquei inquieto. Boas impressões.

 
At 9:43 da manhã, Blogger Jellyfish said...

Ter mais de 15 anos e não ver este filme, devia ser considerado crime qualificado.
Bravo, tens que dar uma espreitadela, vais ver que não te vais arrepender.

 

Enviar um comentário

<< Home