Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

terça-feira, setembro 26, 2006

Não faltam é textos para ler sobre a TGS. Acompanhei muito pouco ou quase nada, desde logo porque Domingo tive o casamento do meu irmão com toda a festa envolvente, depois regressar segunda de tarde ao descanso, à vida quotidiana, ao trabalho, ao pequeno tempo livre mais à noite.
Sei que a RTP vai passar por um destes dias uma reportagem sobre jogos e suas influências. Aflige-me a vertente péssimista que pretendem enlevar como se tudo fosse negativo, cheio de contras. Mas porque a ênfase ganha predomínio na desgraça, sugando-a ao tutano não fico espantado se muito ficar por dizer. A ver.

4 Comments:

At 1:00 da manhã, Blogger André Carita said...

péssima reportagem!
poderás ler a minha opinião no meu blog!

Os meus cumprimentos!

André Carita
http://pensarvideojogos.blogspot.com

 
At 11:49 da manhã, Blogger bravojohny said...

Viva André!

Realmente também fiquei bastante desgostoso com toda a reportagem. Vários factores terão influído para esse resultado nomeadamente o pouco tempo expendido para a análise do tema - que a meu ver teria de abarcar também as competições online, os torneios, os World Cyber Games que vão ostentando algum profissionalismo nos clans e jogadores dedicados - , a ênfase dos casos extremos de jogadores com rotinas diárias muito amplas para a propensão para os jogos de componente multyplayer e coopeartivo. Ajudaram de certo modo a sedimentar alguma ideia que ainda perpassa por certos sectores da sociedade, nomeadamente nas faixas etárias mais elevadas e algo desinformadas sobre a área dos videojogos que ainda guardam a desenviada noção de jogos de vídeo enquanto perdas de tempo, sem conteúdo, amorais, brinquedos, etc... A tentativa de passar o caso extremo - ainda que existente - pelo global revela alguma injustiça, daí o meu desagrado pela conotação negativa que passaram, mesmo na nota publicitária do programa.

Aproveito também para te congratular pelo desenvolvimento dos conteúdos que estimulas no teu blog. As minhas felicitações e obrigado pelo comentário. ;)

 
At 3:02 da tarde, Blogger André Carita said...

Sim é um facto. Muitos dos jornalistas dessa estação televisiva, infelizmente, tentaram desvirtuar a imagem que nós jogadores, investigadores, jornalistas especializados em videojogos, estudantes, professores, etc, procuramos evidenciar como algo positiva, como arte e/ou forma de arte, como entretenimento, como divertimento, como apelo à nossa capacidade criativa, à nossa inteligência, ...

Mas, devo-te dizer que não acho muita piada o conceito de "Jogador Profissional" que é pago para treinar, jogar e ganhar torneios. Depois de ter ouvido falar, por alto, sobre os montantes que jogadores como fatal1ty conseguiram juntar até à presente data, já nada me admira. Apenas acho que a "seriedade" dos videojogos não deve passar por este tipo de exemplos...

Muito obrigado pelas simpáticas palavras de apreço que contribuo igualmente :)
Fico então a aguardar pelas tuas visitas e comentários se possível ;)

Um abraço e continuação de bons textos!

André Carita
http://pensarvideojogos.blogspot.com

 
At 10:05 da tarde, Blogger bravojohny said...

Pois, eu compreendo esse aprovitamento que se faz de certos jogos, mas os World Cyber Games e outros eventos populares do género começam a movimentar cheques chorudos para os vencedores e mais competição, promovendo uma "profissionalização" da classe jogável. Embora muito do futuro das competições possa passar - e já esteja - por aí, não há nada como o prazer de degostar uma boa obra videojogável na tranquilidade e sossego do lar sem grandes preocupações.

Continuaremos a trocar mais posts. :)

Um abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home