Old School Gamer

Blog feito por "Gamers" da velha guarda para todos os intressados no assunto. Actualizado sempre com impressões, análises, e notícias de grande jogos que o são, ou, que o foram. Não perder também a componente de Cinema, música e outros entretenimentos.

quinta-feira, setembro 21, 2006

A caminho da final - parte 5

Não, não me esqueci nem pretendi findar tacitamente o périplo que vinha fazendo até tempos bem recentes sobre jogos de futebol que fui tomando contacto, e ainda aqueles que de um modo ou de outro terão marcado o paradigma das mais recentes simulações desportivas. Porque é minha intenção chegar às propostas da EA e Konami, valerá uns cêntimos deitar olhar para uma geração atrás antes de observarmos com argúcia possível as traves mestras de jogos como PES.

O contributo da Sega Saturn - Victory Goal




Foi em 1995 que a Sega deu a conhecer ao mundo a Saturn, uma consola que ainda ostenta grandes comunidades de fãs por todo o globo, enquanto se solidificou como representante de vários jogos emblemáticos da indústria. Na lista dos jogos catalogados para lançamento constava Victory Goal, um dos primeiros simuladores de futebol em 3 dimensões. Provavelmente por lhe ter posto as mãos depois de conhecer outras propostas do género, mesmo o caso de jogos de diferente feição mas evoluídos, achei o jogo insosso e fraco, inclusive entroncado nalgumas estruturas de jogo algo ultrapassadas como sejam passes demasiado automáticos, fraca possibilidade de circulação de bola, estandardização dos movimentos com pouca destrinça entre solicitações para avançados ou passe para a defesa. Dou-lhe no entanto uma margem de oportunidade no modo 2 jogadores por me faltar um segundo controlador durante o tempo em que tive o jogo emprestado. Para o relvado subiam as cotadas selecções embora representadas por jogadores fictícios, nem sequer indiciadores dos congéneres humanos. Pulsados os instantes iniciais de articulação de jogo sobrava alguma admiração pelas movimentações tridimensionais dos bonecos algo cabeçudos e roliços. Mas faltava profundidade e atenção no detalhe. Determinados pormenores como bancadas, animação nas mesmas, desenvoltura nos movimentos dos jogadores, ficavam aquém do esperado num jogo de entrada para um patamar evoluído de consolas. Nesse desígnio outros como Fifa 97 e World Wide Soccer haveriam de potenciar a experiência graças a modelos de jogo melhor articulados a par de maior deleite visual. Quando comprei a Saturn, ou melhor, quando me ofereceram a consola em Novembro de 1995 este Victory Goal constava na lista dos meus jogos a possuir, mas fui adiando a decisão até que pouco tempo depois o pedi emprestado a um conhecido vizinho. Foi o ideal para dissipar as dúvidas que tinha e perceber que naquele jogo muito deveria ser feito.