sexta-feira, junho 29, 2007
Pedaços de Forza 2 - ha minutos
Luta contra o crono em Suzuka Circuit - Toyota GT One (grande carro e bela pista - tudo sem assistências)
Muito boa está a selecção musical na escolha de menus e lapsos de espera. Com temas electro, dance e outros dentro do mesmo espírito não raras vezes dá vontade de alargar o volume da TV HD para níveis próximos do máximo e vibrar um pouco antes de entrar para a corrida, pelo menos assegura um efeito de descompressão e relaxe.
Também saúdo a opção pela ausência de música no decurso do jogo. Ainda que em alternativa pudesse ter sido aplicado um esquema de opção que permitisse ao jogador seleccionar temas musicais, também se compreende que num jogo que quer consagrar a vertente de simulação, a primazia seja concedida aos ruídos das travagens e acelerações no decurso de uma prova. Toda a atenção é dada ao veículo e à performance em pista. É bem.
Nascimento da My Games e Hype! - videos da construção
E com os dias a sucederem-se vai também ficando próxima a data que trará a estreia da My Games juntamente com a revista "Hype!". Espera-se pelo dia 25 de Julho para as novidades e arranque do primeiro número. Entretanto reparei que o Gonçalo Brito deixara indicação de dois novos vídeos associados ao nascimento da publicação. Não tinha visto ainda, dado que nestes últimos tempos não tive possibilidade para escrever com alguma regularidade aqui no blogue.
Os vídeos são sempre momentos divertidos, deixando uma boa mensagem de "multy-task" e sendo ao mesmo tempo o prelúdio para algo de regenerador que está para chegar.
quinta-feira, junho 28, 2007
Pedaços de Forza 2 - ha minutos
Qualificação para o torneio em Laguna Seca com veículos da classe R4 - Porsche GT3 Carrera Cup Red Bull
Tempo na ordem de 1:29:700 e tal
Gap de qualificação em 1:27: xxx (para já)
A segunda foto, com o pôr do sol, lembra a curva Dunlop em Le Mans. Cliquem nas imagens para verem em tamanho natural e ampliado.
Pedaços de Forza 2
Ferrari F50 - Nurburgring
As pistas que os produtores escolheram para inscrever no jogo são maioritariamente interessantes e apelativas, mas talvez pelos elevados custos de licenciamento, ficaram de fora muitas outras que devem merecer acolhimento numa próxima edição. Pessoalmente acho as "cobra", nas suas várias conjugações, as que me apelam menos. Não só pela falta de aspectos gráficos, mas também porque lhes falta algum carisma ou natureza mais rápida. São muito amareladas com dezenas de curvas lentas. Certo, Laguna Seca também é um circuito terrível, mas é um local mítico onde se inscrevem imensas provas de cariz mundial com ultrapassagens memoráveis. O traçado de Nova Iorque é insabido. Não que seja mau e até apresenta um colorido interessante, mas talvez pela maior homogeneidade de cores é um circuito algo perdido. Em alternativa, dentro da linha citadina, porque não o exigente, mas belo circuito de Macau?
Uma das minhas pistas de eleição é o Mugello na versão completa. Uma longa recta à qual se segue uma fase mais encadeada e técnica, para de seguida propiciar curvas rápidas e largas, intercalando com algumas tarvagens rigorosas, mas regra geral permite esticar até ao red line algumas mudanças altas.
Pedaços de Forza 2
Acedi hoje ao site do Forza 2 por intermédio dos dados com que entro pelo Xbox Live e encontrei uma página cheia de dados estatísticos com voltas rápidas, tempos globais, rankings, enfim um autêntico tomo para quem gosta de competir mais a sério e pugnar por lugares cimeiros, andando sempre a consultar as folhas dos recordes. A isso dedicar-me-ei mais à frente até porque estou bastante afundado nas classificações. Para já só encontrei mesmo, como foto disponível, a que reproduzi. Trata-se de um Porsche GT2, penso que da Larbre Competition (a equipa que prepara e dá assistência a imensos carros em Le Mans) no circuito de Nurburgring, uma das pistas mais mirabolantes do jogo.
Mas desafio a sério é mesmo a qualificação para os torneios. Apre que é difícil assegurar um lugar dentro dos 190 melhores. Tal como em PGR3 há técnicas de condução, que aliadas a uma quantidade de treino abissal, produzem resultados. No torneio de Tsukuba dei o máximo que podia e fiquei a dois segundos da margem de qualificação (sempre o limite máximo já que a melhor volta pode tirar 2 a 3 segundos) Anteontem em Road Atlanta o gap de qualificação situava-se em 00:58:780, e no meu melhor não consegui baixar do 01:02:400 e tal.
Mas ao contrário do PGR3, em que as qualificações tinham lugar com o mesmo carro, em Forza todos os carros de um grupo ficam disponíveis, à excepção dos costumizáveis, sendo que isto obriga a uma escolha e ponderação do carro a utilizar, muitas vezes tentativas frustradas ou porque é rápido a acelerar mas tem menor velocidade de ponta, dificuldade na travagem.
Técnica, sangue frio (ver as indicações a verde com alusão a tempo comido) e treino é tudo para chegar à redoma dos 190 em todo o mundo. It wont be easy.
quarta-feira, junho 20, 2007
Ora bem, este post vai ser curto uma vez que por razões de força maior não tenho tido disponibilidade para escrever com a frequência que gostaria, mas aproveito para referir que em Julho o podcast 4players estará de volta com mais e novos temas para discussão. Com a entrada do Ash o grupo ficou alinhavado mas ainda assim não será de excluir (a meu ver) a ideia de puxar do silêncio alguns convidados especiais para se juntarem a nós, como sejam utilizadores do IC, etc.
Entretanto, após muitos perigos e desgraças, sempre alcancei o desiderato, isto é, ter o Forza 2 no dia do lançamento Europeu. Por isso deixei no fórum IC um breve relato com as peripécias e a dificuldade que foi encontrar no Porto (cidade) e Matosinhos uma loja que tivesse o jogo à venda, sendo ao mesmo tempo elucidativo quanto à forma como a consola Xbox 360 é tratada nestas bandas.
O Forza 2 é um jogo soberbo, a todos os níveis fenomenal. Do pouco que joguei dele há matéria para ser explorada por muito tempo pelo que só me arrisco a dizer: o GT 5 que se cuide ( e bem). Não basta ficar a contemplar, por melhores que sejam os gráficos e os ângulos de repetição, é preciso garantir uma jogabilidade e modos de progresão estimulantes.
Entretanto deixo aqui este tema dos The Marketts (Out of Limits) que encontrei no You Tube.